Muito além da estética, a prática de exercícios contribui para a saúde, com a prevenção de doenças e ainda ajuda a diminuir os sintomas da TPM
Incorporar na rotina exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis trazem inúmeros benefícios para a saúde de todas as pessoas, em especial a das mulheres. As vantagens em praticar exercícios físicos para a saúde feminina vão muito além da estética.
“Os benefícios se manifestam em todo o organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos músculos, ossos e das articulações”, afirmou a professora de educação física da Azen Academia, Daniela Rocha.
A prática também contribuiu para a prevenção da osteoporose, melhora a capacidade cardiovascular, diminui as chances de ocorrência de pressão alta e é um fator importante para cultivar a autoestima. “Ter uma visão positiva de si mesma faz muito bem para a saúde física e mental. Além do incremento no aspecto visual, um dos benefícios dos exercícios é a liberação de hormônios que melhoram a sensação de bem-estar e autoestima, o que é fundamental para uma vida equilibrada e feliz”, completa.
Confira outros benefícios que as atividades físicas podem proporcionar para a saúde da mulher:
Regulariza o ciclo hormonal
Graças aos exercícios, a produção de endorfina, substância que promove o bem-estar do corpo, faz com que as mulheres tenham o ciclo menstrual regulado, sintam menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas.
Melhora a qualidade de vida após o tratamento contra o câncer de mama
Além de contribuir para a melhora da função cardiorrespiratória e a força muscular, a prática evita o risco da recorrência da doença e se torna aliada na recuperação tanto do corpo quanto da mente.
Contribui para melhorar o desempenho sexual
Exercícios que trabalham as regiões do glúteos, abdômen e períneo, como o pilates, ajudam a fortalecer os músculos utilizados durante o ato sexual, o que facilita o orgasmo, melhora a sensibilidade e trabalha a região do assoalho pélvico, que começa no osso acima do clitóris e chega ao final da coluna vertebral.
Alivia os sintomas da menopausa
Durante essa fase da vida, o corpo passa por alguns efeitos colaterais, como a redução do metabolismo, oscilação do humor e maior risco de osteoporose. Por isso, além de ser considerada uma forma de terapia, a prática de atividades na menopausa ajuda a amenizar os sintomas indesejados e diminui as chances de desenvolver problemas hormonais.
*Matéria publicada originalmente em 2 de outubro de 2023