- Continua após a publicidade -

ParkLog: ES foca em Porto de Ubu para exportar rochas

Iniciativa busca parceria com o Porto de Ubu para criar um hub logístico e evitar o escoamento da produção por outros estados

Por Amanda Amaral 

A criação do ParkLog Sul Capixaba foi anunciada pelo governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, nesta quinta-feira (23). O projeto – em fase de estudo e planejamento, é um ecossistema integrado de logística, energia e indústria inspirado no modelo do ParkLog Espírito Santo, em implementação em Aracruz, no Norte do Estado.

A iniciativa está entre os esforços do Governo do Estado em transformar o Espírito Santo em um dos principais hubs logísticos do Brasil. No anúncio do ParkLog Sul Capixaba, o governador do Estado, Ricardo Ferraço, afirmou que o objetivo é identificar os potenciais da região e potencializá-los ainda mais, visando a organizar esses ativos em um ecossistema integrado.

- Continua após a publicidade -

Ferraço citou ainda que o Porto de Ubu, em Anchieta, pode avançar para além da operação atual e ampliar sua capacidade para cargas gerais. Também falou sobre a possibilidade de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para dar celeridade a essa integração logística na região.

“Estamos dialogando com a Samarco para viabilizar essa ampliação, inclusive para atender a cadeia de rochas ornamentais, que hoje precisa escoar sua produção por outros estados, mesmo tendo infraestrutura próxima. Também contamos com o avanço do Porto Central, em Presidente Kennedy, que segue em desenvolvimento, além da modernização do Aeroporto de Cachoeiro, que passa a integrar esse sistema logístico regional”, disse.

Conteúdo em Alta

Festival no ES reúne queijos premiados; veja a...
Mais passageiros: Aeroporto de Vitória cresce 14%
EF-118: quem paga a conta de uma ferrovia...
Gás natural: rede de R$ 57 mi em...
ParkLog Sul: estudo para novo polo sairá em...
Invasão em Anchieta gera temor de insegurança jurídica
Licitações médicas agora priorizam técnica no ES
Rochas naturais: ES fatura bilhões e conecta cadeia...
Descarbonização em Ubu: como a Samarco está mudando...
Obras mudam acesso à BR-101 em Anchieta; entenda

Vale destacar que o Espírito Santo é o maior exportador do Brasil, e responde por 78,5% do que é exportado no país. A região Sul do Estado é favorecida ainda com acesso a cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em um raio de até 1.200 quilômetros.

Em andamento, destaca-se ainda a duplicação da BR-101 e o licenciamento ambiental da BR-262. Outro ativo da região é o Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, que passou por modernização recentemente.

- Continua após a publicidade -

Outra expectativa para a Região do Sul, principalmente, relacionada ao Porto Central, é a concessão da Estrada de Ferro 118, que ligará o Espírito Santo (Santa Leopoldina) ao Rio de Janeiro (Nova Iguaçu), uma estrutura de 575 quilômetros que pode conectar diferentes portos ao longo do litoral brasileiro.

A ideia agora é expandir esse modelo para o Sul do Espírito Santo, com foco na integração de diferentes modais de transporte e cadeias produtivas. Foto: Divulgação/Governo do ES
O governador Ricardo Ferraço participou do lançamento de criação do ParkLog Sul Capxiaba. Foto: divulgação/Governo do ES

O ParkLog Sul Capixaba pode impulsionar ainda o desenvolvimento de energia renovável, a ampliação da base industrial e logística no Sul do Estado, a criação de zonas de processamento de exportação (ZPE), além centros tecnológicos voltados à logística e à indústria. A organização do projeto tem a participação das seguintes instituições: Instituto Capixaba do Transporte e Logística (ICTL), Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes), Porto Central, Samarco e ES em Ação.

 

Leia Mais

Veja 10 alimentos que aliviam os sintomas da...
Infraestrutura e logística: o motor da competitividade no...
EF-118 vai a leilão e deve redesenhar logística...
Rochas naturais: novos portos no ES impulsionam meta...
Com R$ 2,18 bi, Porto Central inicia obras...
Samarco bate recorde de 15,11 mi de produção,...
Agressor pagará recuperação de animais no ES
Setor de rochas mira mercado dos EUA em...
Trump mantém tarifa sobre o aço; ES busca...
Tempestade, granizo e ventos fortes: veja alerta para...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

MAIS ES BRASIL

- Publicidade -

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -