- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Licitações médicas agora priorizam técnica no ES

Novo modelo altera a ordem de julgamento das contratações na saúde, reforça critérios técnicos, segurança jurídica e a qualidade da assistência prestada à população no Espírito Santo

Por Denise Miranda

O Espírito Santo passa a adotar um novo modelo de contratação de serviços médicos na rede pública, que altera a ordem de julgamento das licitações e prioriza a capacidade técnica dos prestadores antes da análise de preço. A medida foi estabelecida pela Lei nº 12.858/2026, sancionada pelo governador Ricardo Ferraço e publicada nesta quarta-feira (10).

Durante a sanção, o governador Ricardo Ferraço destacou a necessidade de critérios que assegurem qualidade na prestação dos serviços públicos de saúde. “Na saúde pública, estamos lidando com vidas. É fundamental garantir qualidade, segurança e igualdade de condições”, afirmou. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, reforçou que o objetivo é assegurar equilíbrio e melhores resultados nas contratações.

- Continua após a publicidade -

Para o presidente da Comissão de Cooperativismo da Assembleia, deputado Wellington Callegari, “com a nova regra, participam apenas empresas e cooperativas devidamente habilitadas, garantindo uma disputa mais equilibrada e a continuidade do atendimento com profissionais qualificados”, afirmou. Segundo ele, a medida evita que empresas sem capacidade real ou estrutura adequada participem apenas com base no menor preço e, posteriormente, não consigam executar os serviços.

Entenda o que muda

A mudança redefine a dinâmica das contratações públicas na área da saúde ao estabelecer que a habilitação, a qualificação profissional e a estrutura operacional de empresas e cooperativas serão analisadas antes das propostas financeiras. A expectativa é ampliar a segurança jurídica dos contratos, reduzir riscos de descontinuidade dos serviços e tornar mais eficiente a gestão administrativa.

Conteúdo em Alta

Cultura impulsiona turismo no ES; veja potencial
Agressor pagará recuperação de animais no ES
Eleições 2026: disputa que vai redesenhar a bancada...
O que Helsinque pode ensinar à gestão pública...
Vem aí o Sicx! Moderniza licitações e reduz...
TJES pede união contra crime organizado no ES
Alexandre Gueiros recebe Comenda Jerônymo Monteiro
A dura realidade dos pacientes com câncer sem...
A responsabilidade de preservar a estabilidade federativa
Plano Estratégico 2026–2030: especialistas debatem turismo

Na prática, o modelo altera a lógica das licitações em saúde. Antes, o preço era o critério inicial, com a análise técnica em etapas posteriores. Com o novo regramento, a capacidade técnica passa a ser condição prévia para participação no processo competitivo, contribuindo para qualificar a gestão pública e a eficiência da assistência. Entre os efeitos esperados estão maior previsibilidade contratual, redução de riscos operacionais e a mitigação de critérios baseados exclusivamente no menor preço.

A nova legislação é resultado da articulação entre a Comissão de Direito Cooperativo da OAB-ES, o Sistema OCB/ES, a Comissão Permanente de Cooperativismo da Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. A proposta foi construída a partir de uma demanda do cooperativismo médico capixaba por maior rigor técnico nos processos de contratação.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Influencers no ES: entenda novo momento do turismo...
Pesquisa Quaest acende ‘sinal amarelo’ na campanha de...
Alerta de tempestade para 58 cidades do ES;...
Itarana integra programa de cidades inteligentes
Alckmin sanciona sem vetos lei que cria Sistema...
Exposição celebra 190 anos da Assembleia ES
Gestão pública no Espírito Santo
O que se sabe até agora sobre a...
Integração modal: a virada de chave que o...
Turismo social impulsiona inclusão no Espírito Santo

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -

Matérias relacionadas

- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -