- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Direitos. Justiça. Ação. Para TODAS as mulheres e meninas

Direitos. Justiça. Ação. Para TODAS as mulheres e meninas

O Dia Internacional das Mulheres é pela ação de se desmontar as barreiras estruturais à justiça igualitária

Por Manoel Goes Neto

Quando damos, recebemos. Juntos, vamos ajudar a construir a igualdade de gênero por meio da generosidade. A campanha Give To Gain (Dar para Receber) , em março, mês do Dia Internacional da Mulher de 2026 incentiva uma mentalidade de generosidade e colaboração, esse movimento enfatiza o poder da reciprocidade e do apoio. Quando pessoas, organizações e comunidades doam generosamente, as oportunidades e o apoio para as mulheres aumentam.

Doar não é subtrair, é multiplicar intencionalmente. Quando as mulheres prosperam, todos nós prosperamos. Seja por meio de doações, conhecimento, recursos, infraestrutura, visibilidade, defesa, educação, treinamento, mentoria ou tempo, contribuir para o avanço das mulheres ajuda a criar um mundo mais solidário e interconectado.

- Continua após a publicidade -

Com mais de um século de história e mudanças, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em março de 1911. Organizações, grupos e indivíduos em todo o mundo podem desempenhar um papel – na comunidade, no trabalho, em casa e em outros lugares. O Dia Internacional da Mulher (08/03) não é específico de um país, grupo ou organização. É um dia de ativismo e celebração global coletivo que pertence a todos aqueles comprometidos com a promoção da igualdade de gênero.

“A história da luta das mulheres pela igualdade não pertence a uma única feminista nem a uma única organização, mas sim aos esforços coletivos de todos que se importam com os direitos humanos.” Disse certa vez a ativista, feminista e jornalista Gloria Steinem

Os grupos podem optar por celebrar o mês do Dia Internacional da Mulher da maneira que considerarem mais relevante, envolvente e impactante para o seu contexto, objetivos e público específicos. O Dia Internacional da Mulher trata da igualdade de gênero em todas as suas formas. Para alguns, o Dia Internacional da Mulher significa lutar pelos direitos das mulheres.

Para outros, significa reforçar compromissos importantes, enquanto para outros ainda, significa celebrar conquistas. E para outros, o Mês da Mulher significa encontros festivos e comemorações. Quaisquer que sejam as escolhas feitas, todas as escolhas importam e todas as escolhas são válidas. Todas as atividades contribuem e fazem parte do próspero movimento global em que se concentra na igualdade de gênero.

- Continua após a publicidade -

Conteúdo em Alta

Licença-paternidade ampliada sob a ótica do Direito Familiar
Quem é Noah Centineo, escolhido para viver jovem...
O ano que só começa depois
Fórum debate impactos do tarifaço e como fortalecer...
Violência contra a mulher e o papel das...
MPES reúne instituições para fortalecer rede de proteção
TJES e ArcelorMittal firmam parceria social
A abolição do povo escravizado 138 anos depois
Educação dos meninos pode ser o caminho contra...
A luta das mulheres por direitos trabalhistas

Todos podemos dar o nosso apoio para promover o progresso das mulheres e meninas. Como indivíduos, oferecer apoio significa denunciar estereótipos, combater a discriminação, questionar preconceitos, celebrar o sucesso das mulheres e muito mais. Compartilhar nosso conhecimento e encorajamento com os outros também é fundamental. Em 8 de março una-se a mulheres e meninas em todo o mundo para exigir direitos iguais e justiça igual, para garantir, exercer e desfrutar plenamente desses direitos.

O Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de impacto verdadeiramente inclusivo, diverso e eclético em todo o mundo. Neste ano, o Dia Internacional das Mulheres é pela ação de se desmontar as barreiras estruturais à justiça igualitária, incluindo leis discriminatórias, proteções legais frágeis, práticas nocivas e normas sociais que corroem os direitos de mulheres e meninas. Direitos. Justiça. Ação. Para TODAS as mulheres e meninas.

Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e membro do IHGES

Leia Mais

Escolha a sua vida e a viva por...
A disparidade salarial entre homens e mulheres: como...
Abertura do ano na Ales e respeito entre...
Lei de Reciprocidade Comercial: entenda as novas regras
Mulheres se destacam em cargos de liderança no...
Voo atrasado? Veja lista de direitos e como...
Vitória vai sediar evento nacional sobre proteção à...
O Circo de Tradição Familiar agora é Patrimonio...
Principais causas de bullying nas escolas do Brasil
Mês da Mulher: Programação do Final de Semana
- Continua após a publicidade -

Mais Artigos

Continua após publicidade

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade
- Publicidade -

Vida Capixaba