Verão: calor exige cuidados com as crianças!

Banhos de piscina ajudam a refrescar no verão. - Foto: Pexels

Especialista dá dicas para amenizar os problemas causados pelas altas temperaturas

No verão é comum sofrermos com as altas temperaturas. Geralmente, as crianças são as mais afetadas com todo esse calor. Segundo o médico pediatra Jovarci Motta, é necessário ficar atento aos sinais que elas podem apresentar nesse período.

Motta afirma que o tempo quente é um dos responsáveis por doenças como diarreia, gastroenterite e desidratação. Ele explica que a melhor maneira de zelar pela saúde dos pequenos é mantê-los hidratados.

“Nessa época do ano, as crianças precisam de mais atenção, por isso a melhor solução é beber muita água. O ideal é que seja sempre de uma fonte confiável e que seja filtrada ou fervida”, afirma.

O pediatra Jovarci Motta afirma que a hidratação é a melhor forma de driblar as altas temperaturas. – Foto: Divulgação

Ele reforça que é importante estimular os pequenos a consumir o líquido. “Deixar sempre uma garrafinha ao alcance da criança ou colocar uma squeeze na mochila quando for à escola ou em cima da mesa quando for estudar ajuda a desenvolver o hábito de beber água”, observa o pediatra.

A pele dos pequenos também merece atenção. Segundo o pediatra, a textura denuncia se está ou não hidratada. “Pele sem elasticidade, língua seca e ressecamento dos olhos são sinais de desidratação”, elenca o especialista.

Confira as dicas para manter as crianças sempre bem hidratadas:

  • Disponibilize sempre uma garrafinha com água e deixe perto da criança. Os menores desenvolvem o hábito mais fácil;
  • Ofereça frutas que possuem mais líquido, como melancia, melão e abacaxi, e outras. Elas são importantes fontes de energia para os pequenos;
  • Observe a urina da criança. Quanto mais escura, mais água ela deverá ingerir;
  •  Oferecer picolés e sorvete é uma forma de se refrescar e garantir um momento de diversão com as crianças.
Leia Também:

 

Conteúdo Publicitário