21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

A relevância da carreira dos EPPGGs no ES

Composta por profissionais qualificados e especializados, essa carreira desempenha papéis relevantes na Administração Pública Estadual

Por Pablo Lira e Paulo Sérgio de Souza

São 16 anos de uma carreira altamente especializada e competente, que possui uma visão sistêmica e abrangente, atuando de forma interdisciplinar e com foco na implementação de políticas públicas eficientes e eficazes, promovendo o aprimoramento contínuo dos processos de gestão do governo do estado do Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

Criada no Estado do Espírito Santo por meio da lei nº 8.479, de 21 de março de 2007, a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) tem-se destacado no Serviço Público ao exercer atividades “típicas do Estado” – aquelas exercidas exclusivamente pelo Estado e sem correspondência no setor privado – como a proposição e implementação de políticas públicas e a gestão governamental.

Composta por profissionais qualificados e especializados, essa carreira desempenha papéis relevantes na Administração Pública Estadual, buscando otimização e a qualificação da gestão de recursos públicos, ampliando a transparência dos gastos com custeio e investimentos, contribuindo para a modernização da gestão com soluções inovadoras, alcançando excelentes resultados e gerando valor para a sociedade capixaba.

A carreira de EPPGG não se limita ao âmbito estadual, estando presente em diversos níveis e esferas do governo. No âmbito federal, por exemplo, a carreira é composta por servidores que atuam em órgãos como o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Ministério da Economia, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros.

Sua última reestruturação se deu por meio da Lei n° 13.327 de 2016, que abrange os Cargos de Nível Superior das Carreiras de Gestão Governamental (Auditor Federal de Finanças e Controle, Analista de Planejamento e Orçamento, Analista de Comércio Exterior, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental).

A carreira também está presente em pelo menos mais 12 estados brasileiros, além de municípios que possuem órgãos e secretarias específicas voltadas para a formulação e gestão de políticas públicas. No Brasil, a carreira de EPPGG teve sua origem na década de 80, fundamentada em um estudo do diplomata Sérgio Paulo Rouanet que, em seu relatório final, recomendou a implantação de uma Escola Superior de Administração Pública similar ao modelo adotado na França.

Assim, surgia a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) visando a formação dos servidores que fossem aprovados em concurso público para comporem carreiras constituídas por cargos de alta direção, dentre elas, a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Ganhando força com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, formulado sob a direção de Luiz Carlos Bresser Pereira no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE).

A carreira de EPPGG tem seu foco na formulação de políticas e execução de ações que objetivam a eficiência, a eficácia e a efetividade das metas governamentais, perpassando todo o ciclo das políticas públicas. Sua atuação é estratégica e relevante na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas, pois, atua de forma matricial, abrangente e sistêmica, desde a identificação dos problemas e proposição das soluções até a execução e o monitoramento e a avaliação das ações que promovem mudanças de impacto social.

Desde a criação da carreira de EPPGG no âmbito estadual, o Estado do Espírito Santo realizou dois concursos públicos, sendo o primeiro em 2008 e o segundo em 2011, alcançando um quadro técnico extremamente qualificado, competente e interdisciplinar com diversas formações, como: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental e Florestal, Geografia, Engenharia Civil e Elétrica, Ciência e Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Economia e Direito.

Mais de 85% são pós-graduados, sendo mais de 50% mestres, além de diversos doutores, proporcionando uma atuação interdisciplinar em Administração Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e de Políticas Públicas, além do desenvolvimento de diversos estudos e pesquisas elaboradas no âmbito do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

No Espírito Santo, o EPPGG tem trilhado um caminho de desenvolvimento profissional e aprimoramento profissional. Com atuação interdisciplinar e um olhar sistêmico sobre a Administração Pública, esse profissional tem contribuído para a modernização e inovação do Serviço Público.

Neste sentido, a carreira de EPPGG vem se destacando e alcançado posições estratégicas em mais de 20 órgãos do Poder Executivo Estadual. Muitos especialistas exercem, ou já exerceram, cargos e funções importantes como Secretários e Subsecretários Estaduais, Diretores e Presidentes de Autarquias e Companhias Públicas, Gerentes de Área e de Projetos de extrema relevância para a Sociedade Capixaba.

Não há dúvidas de que a carreira tem contribuído para a modernização da Administração Pública, elevando a eficiência dos serviços prestados à sociedade. Contudo, ainda carece de valorização. Faltam oportunidades de desenvolvimento profissional e remuneração compatíveis com a complexidade e a importância de sua atuação.

Ao completar seus 16 anos de existência, a carreira de EPPGG do estado do Espírito Santo é considerada uma das mais avançadas e modernas do estado e do país, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da Administração Pública Estadual e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade capixaba. Sua atuação estratégica e interdisciplinar é fundamental para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas efetivas e que promovam impacto social positivo.

É necessário que haja um esforço conjunto para a valorização da carreira, por meio de oportunidades de desenvolvimento profissional e remuneração adequada, garantindo assim a atração e a retenção de profissionais qualificados e comprometidos com o interesse público.

Pablo Lira é Doutor em Geografia, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)

Paulo Sérgio de Souza é pós-graduado em Gestão Pública pelo IFES e em Informática em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Governo do Estado do Espírito Santo

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba