23.8 C
Vitória
sexta-feira, 17 maio, 2024

Comércio e serviços são responsáveis por 67% dos novos empregos no Estado

Houve tendência geral de crescimento dos empregos formais no Espírito Santo, ao longo de 2023, com pequenas variações mensais

Por Kikina Sessa

O fechamento do ano de 2023 registrou 34.202 novos empregos formais no Espírito Santo. Todos os setores econômicos apresentaram mais contratações do que desligamentos.

- Continua após a publicidade -

Os setores de comércio (+8.548) e serviços (+14.420) destacaram-se como os de maior geração de empregos em 2023 na economia capixaba, seguido pela construção civil (+5.549), indústria (+5.489) e agropecuária (+201). Desses novos empregos, 67% são do comércio e serviços.

Os dados fazem parte do levantamento produzido pela Equipe Connect Fecomércio-ES, em parceria com a Faesa. O estudo faz análises desde 2010 até o fechamento de 2023, do Comércio, Serviços, Turismo, Mercado de trabalho e Consumo. São considerados dados disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O panorama mostra a evolução da quantidade de empregos com carteira assinada no Espírito Santo desde 2020. Há um crescimento constante no mercado de trabalho capixaba ao longo desses quatro anos. A média anual parte de 699.975 em 2020 para 842.064 em 2023.

Essa evolução indica um ambiente favorável para a criação de novas oportunidades de trabalho e bom desenvolvimento econômico. Em 2023, o ES atingiu o maior nível de empregos com carteira assinada dos últimos quatro anos. Todos os setores econômicos apresentaram mais contratações do que desligamentos.

“Isso pode ser um reflexo de diversos fatores, como investimentos, políticas públicas, dinâmicas econômicas locais e nacionais, entre outros”, afirma Ana Carolina Júlio, coordenadora da pesquisa.

No que diz respeito ao perfil do mercado de trabalho, os setores de comércio e serviços empregaram 71% dos trabalhadores, majoritariamente jovens entre 18 e 24 anos, com escolaridade de nível médio em 2023.

Tendências

O documento traz ainda algumas tendências do mercado, como a crescente demanda por habilidades em IA, programação, análise de dados, gestão de sistemas inteligentes e inteligência de negócios (BI), além das chamadas “habilidades verdes”, relacionadas à sustentabilidade.

Modelos de trabalho híbridos, que combinam trabalho remoto e presencial, estão se tornando cada vez mais comuns. A flexibilidade no ambiente de trabalho é cada vez mais relevante. Muitos profissionais estão buscando equilibrar suas vidas pessoais e profissionais.

Diversidade, inclusão social e ações afirmativas também são tendências, que poderiam ser prioridade de gestão, não apenas para qualificar as pessoas, mas também para garantir sua inserção produtiva no mercado de trabalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA