27.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Vacina contra gripe tem público ampliado; saiba como agendar

Segundo o Ministério da Saúde, campanha vai pegar todos os públicos acima de seis meses de vida

Por Kebim Tamanini

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação na campanha de vacinação contra a gripe. Agora, toda a população capixaba acima de seis meses de idade pode receber a vacina, em uma medida que visa fortalecer a proteção contra a doença em todo o estado.

- Continua após a publicidade -

Anteriormente, a vacinação estava disponível apenas para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. No entanto, a nova medida amplia esse público-alvo, garantindo que mais pessoas tenham acesso à imunização.

Além da ampliação do público-alvo, a campanha também foi prorrogada até o dia 20 de junho, com o objetivo de garantir uma melhor cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários, que têm uma meta de 90% de cobertura vacinal. Até o momento, o estado alcançou uma cobertura de apenas 39%, de acordo com dados do Painel Vacina e Confia.

A antecipação da campanha neste ano foi motivada pelo aumento da circulação de vírus respiratórios, incluindo o vírus da influenza. No Espírito Santo, foram registrados 153 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 11 mortes até o final de abril deste ano, destacando a importância da imunização.

Segundo Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), a prorrogação da campanha é fundamental para proteger a população. Ela enfatiza a importância de que todos, especialmente os grupos prioritários, busquem um serviço de saúde próximo para receber a dose contra a gripe.

Essa prorrogação é necessária, especialmente considerando que a nível nacional, apenas 22% do público-alvo foi vacinado até o dia 21 de abril. Com cerca de 14,4 milhões de doses aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas.

Serviço:

Serra

A Prefeitura da Serra informou que de segunda a sexta-feira a vacina pode ser encontrada nas 40 unidades de saúde da Serra, de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. Não há necessidade de agendamento.

Caso o cidadão queira realizar o agendamento, todas as segundas e quintas-feiras a Secretaria de Saúde da Serra disponibiliza novas vagas para agendamento, sempre a partir das 18 horas. Para agendar basta clicar neste link: https://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Cariacica

A imunização é realizada de segunda a sexta nas Unidades de Saúde e sábado e domingo em um shopping da cidade, sem necessidade de agendamento.

Para ser atendido basta apresentar um documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou CNH) e o cartão de vacina, no caso de crianças. Em Cariacica a vacina é ofertada de segunda a sexta-feira, sem agendamento, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que têm sala de vacina, das 7h30 às 15h30.

Para quem não tem tempo de se imunizar de segunda a sexta-feira, no final de semana tem vacinação sem agendamento no Shopping Moxuara, no bairro São Francisco, no sábado e no domingo, das 10h às 17 horas.

Vila Velha

Em Vila Velha, a imunização acontece nas Unidades de Saúde, por agendamento.  Neste sábado (4), o imunizante será ofertado nos shoppings Praia da Costa e Boulevard, das 11 às 18 horas; e também na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães, das 8 às 15h, e Unidade de Saúde de Coqueiral de Itaparica, das 8 às 16 horas, por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. 

Nesta sexta-feira (3), a partir das 15 horas, serão abertas vagas para agendamento para imunização na próxima semana, nas Unidades de Saúde.  O agendamento pode ser feito clicando aqui.  

Vitória

A vacinação contra a dengue e gripe acontece neste sábado (04), nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Conquista, Maruípe e Santo Antônio. Nas Unidades de Saúde de Jardim da Penha e Do Quadro será disponibilizada somente a vacina contra a gripe, das 8h às 15h.  

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA