25.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Grande Vitória terá mais de 260 km de ciclovias até o fim de 2024

Atualmente, a Região Metropolitana de Vitória conta com um total de 220,6 quilômetros de ciclovias

Por Kebim Tamanini

Com a crescente preocupação com a mobilidade urbana e a busca por alternativas sustentáveis de transporte, as ciclovias e infraestruturas similares se destacam como uma solução cada vez mais importante. Na região da Grande Vitória, essa tendência não é diferente. Atualmente, as cidades de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha contam com um total de 220,6 quilômetros de ciclovias. Até o final de 2024, está prevista a incorporação de mais 43,2 quilômetros dessas faixas exclusivas, ampliando ainda mais as opções para os ciclistas.

- Continua após a publicidade -

Essa expansão das ciclovias ocorre em um momento oportuno, visto que há uma tendência crescente de utilização da bicicleta como meio de transporte. Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 7% dos brasileiros já optam pela bicicleta como principal forma de deslocamento, o que ressalta a importância dos investimentos nessa infraestrutura.

Para o vice-presidente da Aliança Bike, André Ribeiro, a construção de mais ciclovias e ciclofaixas é fundamental para incentivar a mobilidade urbana e demonstra o compromisso dos municípios em oferecer soluções sustentáveis para o deslocamento. “Proporcionar segurança e um local adequado para o uso das bicicletas pode trazer enormes mudanças positivas para o cotidiano das pessoas e das cidades, contribuindo em diversos aspectos”, disse.

Analisando a quantidade de faixas destinadas aos ciclistas nas 27 capitais de estados do país, destacam-se cidades como São Paulo (SP), com 699,2 km; Brasília (DF), com 636,89 km; Rio de Janeiro (RJ), com 450,0 km; Fortaleza (CE), com 416,4 km; e Salvador (BA), com 310,0 km, que possuem uma extensa malha cicloviária.

No entanto, é importante ressaltar que a quantidade de ciclovias disponíveis não é o único indicador de acessibilidade para os ciclistas. Por isso, é necessário considerar também a relação entre a extensão das ciclovias e a população de cada município. Nesse sentido, Rio Branco (AC) fica na primeira colocação, com 43,91 km para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Florianópolis (SC), com 32,28 km, Brasília (DF), com 21,79 km, e Vitória, com 21,31 km.

Apesar de não estar entre as cidades com a maior quantidade de ciclovias, Vitória se destaca pela boa relação entre a extensão dessas faixas e o número de habitantes, tornando-se um exemplo de como investimentos em mobilidade urbana podem beneficiar a população como um todo.

Atualmente, a Região Metropolitana de Vitória conta com um total de 220,6 quilômetros de faixas exclusivas
Grande Vitória tem 220 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Foto: PMS

Grande Vitória

Serra

A cidade capixaba que mais possui ciclovias e infraestruturas similares é Serra, com 75 quilômetros de extensão e previsão de entrega de mais 15 quilômetros até o final de 2024. A prefeitura informou que nos próximos anos há projetos de ciclovias em outras vias já existentes, totalizando 116 km, além de 47 km de ciclovias projetadas em novas vias planejadas.

Vitória

A capital capixaba, situada em parte em uma ilha, possui 70,1 quilômetros de ciclovia, ciclorrotas e ciclofaixas. A prefeitura esclareceu que estão previstas obras na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Avenida Beira-Mar, que incluirão mais extensões de faixas exclusivas, porém, não especificou a quantidade em quilômetros.

Vila Velha

Os vila-velhenses contam com 50 quilômetros de ciclovias pela cidade, podendo chegar a 78,2 quilômetros, após a conclusão das etapas da obra do Corredor Verde e Amarelo, com previsão de término a partir do final deste ano.

Cariacica

A malha cicloviária de Cariacica possui aproximadamente 25,5 quilômetros de extensão, e a prefeitura informou que o projeto da Avenida Mário Gurgel (BR-262) contempla a inclusão de ciclovias, o que aumentará a extensão dessas faixas exclusivas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA