Feira dos Municípios 2025 terá como tema “O Espírito Santo que todo mundo precisa Experimentar”
Por Manoel Goes Neto
A maior motivação para 9 entre 10 turistas/visitantes é praticar, e ter experiências locais. Não basta mais visitar monumentos, praias, museus, igrejas, provar da culinária, etc. O visitante quer ter novas emoções, trocas, ofertas, conhecer o local, seu povo, sua ancestralidade. Sentir como tudo é inserido e o pertencimento do lugar. O contato com a natureza, turismo de aventuras, agroturismo e agronegócios, poder ver, pegar, fazer, sentir o lugar e sua cultura histórica, é o que esperam a absoluta maioria dos turistas mundo afora, e não é diferente aqui em terras capixabas.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), um movimento marca a mudança na relação do viajante com seu destino: o Turismo de Experiência. O turismo de experiência prioriza se aproximar de realidades regionais específicas e das vivências do destino. O turismo de experiências é uma tendência que valoriza a personalização, a sustentabilidade e a autenticidade.
É uma das principais motivações para os viajantes brasileiros. O universo das viagens está em constante transformação, impulsionado por mudanças culturais, avanços tecnológicos e, notavelmente, pelas lições aprendidas durante a pandemia. À medida que avançamos no tempo, as expectativas e as preferências dos viajantes continuam a moldar o cenário do turismo de maneiras intrigantes e inovadoras.
Além disso, observa-se um crescente comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Os turistas estão mais conscientes e priorizando destinos que adotam práticas sustentáveis, buscando minimizar o impacto ambiental de suas viagens. Esse tipo de turismo caracteriza as viagens com experiências significativas. A viagem deixa de ser um passeio turístico e passa a gerar emoção a partir da participação do viajante. Atualmente, o turista deseja viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem.
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, destacou a relevância da Femunes Feira dos Municípios do Espírito Santo 2025 (de 03 a 06 de Julho 2025) para fortalecer o turismo regional. “A Feira dos Municípios é uma oportunidade para apresentar as potencialidades turísticas e culturais de cada cidade capixaba. Queremos que cada região se sinta parte desse grande evento e que os visitantes possam conhecer a diversidade e a riqueza do nosso Estado”, afirmou.


O próprio tema da Feira nesse ano, “O Espírito Santo que todo mundo precisa Experimentar”, chama os municípios, principalmente da Região Metropolitana, a esse novo desafio: em convidar seus turistas e visitantes a terem experiências únicas de convívio com as particularidades tradicionais, ancestrais e históricas, vivenciando, fazendo, participando do coletivo de cada lugar, principalmente na valorização ambiental e de pertencimento, quer na gastronomia, no agroturismo e nos debates e conhecimentos das ancestralidades e pertencimento dos povos desses municípios.
Uma nova forma de encantar os turistas e visitantes, onde cada um irá levar experiências marcantes e únicas. Temos em uma área que abriga os sete municípios da Região Metropolitana (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e a capital Vitória), o fácil acesso. Uma região muito bem servida de rodovias e serviços de transporte coletivos, com acesso ao mar, às montanhas, rica flora e fauna, gastronomia, trilhas de aventuras, festas tradicionais e uma beleza visual única e inesquecível.
Manoel Goes Neto é produtor cultural, escritor e membro do IHGES.