O festival Santa Jazz atrai público maduro e qualificado, que busca por experiências musicais e gasta por dia em média R$ 320,00
Por Amanda Amaral
O famoso festival Santa Jazz, que acontece em Santa Teresa, atrai predominantemente turistas com faixa etária entre 40 e 50 anos, representando 29,5% do total do público, que viaja em sua maioria em casal, representados por 41,5% do público.
Os dados são da pesquisa da Pesquisa de Identificação do Perfil do Turista e Excursionista, feita durante o Santa Jazz, que em 2025 reuniu cerca de 20 mil pessoas, entre 13 e 15 de junho, de acordo com o divulgado pela organização do evento.
O estudo é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). No total, 400 pessoas foram entrevistadas. Devido a metodologia, não foram pesquisados os visitantes residentes em Santa Teresa. Quase metade dos entrevistados participaram pela primeira vez do Santa Jazz (48,5%), que teve aprovação positiva de 97% do público consultado.
Turismo musical
A pesquisa destacou a importância das atividades que promove sensações únicas para os turistas. Isso porque a maioria dos presentes em Santa Teresa no período da pesquisa foram exclusivamente por conta do Santa Jazz (88,7%), que atrai público majoritariamente do Espírito Santo (92,8%).
A experiência musical foi o motivo principal que os levaram para a cidade (35,5%). Os shows no sábado à noite (programação paga) foram as que receberam maior menção de participação pelos visitantes, com 36,9%. A Rua do Lazer, o Circuito Caravaggio e a Praça Augusto Ruschi foram os pontos turísticos mais visitados.
Perfil dos Turistas
A maior parte dos visitantes foi de mulheres, com 57,3%. A faixa etária predominante entre os turistas e excursionistas foi de 41 a 50 anos, representando 29,5% do total. Em relação à escolaridade, 54,5% dos tinham Ensino Superior completo. Quanto à renda familiar, 29,5% dos entrevistados declararam ganhos entre 5 a 10 salários-mínimos. Já quanto ao estado civil, a maioria era de casados (58,2%) e viajando em casal (41,5%).
No que se refere à hospedagem, 40,1% ficaram em hotéis e pousadas, 23,8% dos turistas dormiram em casas de parentes ou amigos, e 20,5% optaram por alugar casas e apartamentos. O tempo médio de permanência no destino foi de 2,40 dias, com gasto médio diário do visitante de R$ 323,65, apresentando variação entre o turista que pernoita e o que faz bate e volta.
“Esses dados ficam disponíveis para qualquer pessoa interessada. Ou seja, são informações que podem ser utilizadas por empreendedores, gestores municipais, organizadores de eventos e até pesquisadores. Entendemos que o turismo cresce de forma sustentável, quando a gente conhece bem quem nos visita. E essa pesquisa entrega justamente isso, um retrato detalhado que auxilia tanto o poder público quanto a iniciativa privada”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
Sobre a pesquisa
A coleta de dados foi realizada pela empresa licitada Leal M Opinião e Mercado, e monitorada pelo Observatório do Turismo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro de 5%. Importante mencionar que a pesquisa não teve o objetivo de realizar o levantamento do fluxo de pessoas que foram ao evento. Os dados do número de pessoas que participaram do festival podem ser obtidos diretamente com a organização do evento. A pesquisa está disponível no site do Observatório do Turismo, clique aqui para acessar.


