- Continua após a publicidade -

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim explica como manter limpas e livre de organismos infecciosos as máscaras faciais usadas diariamente.

Em Cachoeiro de Itapemirim, é obrigatório o uso da máscara de proteção facial para quem vai às ruas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolveu um protocolo de higienização dos materiais para quem os usa diariamente.

“Cada máscara é de uso individual. Por isso, quando for colocá-la, lembre-se de que ela precisa cobrir boca e nariz, e que, ao ser amarrada, é necessário que sejam minimizados os espaços entre a máscara e o rosto. Outra recomendação é evitar tocar na máscara, quando estiver na rua”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Ela reforça que, ao chegar em casa, antes de retirar o item de proteção, é importante lavar as mãos com água e sabão e, depois de secá-las bem, remover a máscara pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na área frontal.

- Continua após a publicidade -

Como higienizar?

Para que a máscara seja totalmente esterilizada, é importante colocá-la em um recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. Depois, enxague em água corrente e lave com sabão. Coloque o item para secar bem, passe com ferro quente e, logo após, acondicione-o em saco plástico, para reutilização.

A secretária alerta que é imprescindível a substituição da máscara caso ela apresente sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. “É importante lembrar que ela precisa estar associada a uma série de outros cuidados preventivos, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Não podemos descuidar de nenhuma dessas medidas”, frisa Luciana.

Leia Mais

SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
Roberto Carlos comemora aniversário com show no ES
Covid-19: Espanha tem quase 50 mil novos casos,...
Mito ou verdade: será que sempre chove no...
“O Cais das Artes é muito mais que...
Médicos dão recomendações para evitar doenças em enchentes
Máscaras em aviões e aeroportos são obrigatórias a...
Brasil registra 77 casos da variante Ômicron
Alunos de 6 a 10 anos estão mais...
IPCA-15: veja o que mais pesou no bolso...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -