Para ser incluído no Mapa do Turismo, o município precisa atender a algumas exigências determinadas pela Setur
Ludmila Azevedo
Em 2024, o Espírito Santo se divide em nove regiões turísticas, uma a menos que no ano anterior. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), uma das exigências para as cidades fazerem parte do Mapa Turístico do ES é a apresentação do Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação Anual ou Bianual da Instância de Governança Regional de Turismo.
Além disso, o município precisou comprovar que o Conselho de Turismo esteve ativo nos últimos 12 meses. Sem a documentação apresentada pelas cidades de Mucurici, Ponto Belo, Montanha e Pedro Canário, a Região Doce Terra Morena deixou de ser incluída no Mapa do Turismo Capixaba.
Em compensação, regiões como a Sul Capixaba dos Vales e do Café tiveram a inserção de mais municípios. Que tal conhecer cada uma das regiões turísticas do ES?
Metropolitana
Tem uma variedade de atrativos turísticos para os mais diversos gostos, desde o agito da cidade, aos refúgios do campo, praias, gastronomia, turismo religioso, folclore, museus, ecoturismo, parques, pesca marítima esportiva, agroturismo e badalação. Neste roteiro estão o maior aeroporto do Estado, ampla rede hoteleira e centros de convenções para eventos de negócios.
Imigrantes
Montanhas, rios, cachoeiras, história, gastronomia e cultura são alguns dos atrativos turísticos das cidades desta região, que foi colonizada por imigrantes europeus e seus descendentes. Entre os atrativos, estão o cultivo de frutas como uvas, maçãs e morangos com a agricultura familiar, em sítios abertos à visitação, e que podem ser colhidos pelos próprios visitantes.
Doce Pontões Capixabas
Oferece diversas opções de turismo, como ecoturismo, turismo rural, religioso, cultural, gastronômico e de negócios e eventos. O turismo de negócios é o mais forte, devido às potencialidades econômicas concentradas nos mercados de mármore e granito, confecções e vestuário, além de produção rural diversificada.
Verde e das Águas
A região fica no litoral norte capixaba. Apresenta riquezas naturais e culturais que convidam o turista a descobrir a história e vivenciar o bucolismo de praias, rios e lagos.
Contém o maior complexo lacustre do Sudeste brasileiro, dunas em frente ao mar, e também abriga reservas das tribos Tupiniquins e Guarani.
Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba
A região tem força no ramo de mármore e granito, além de atrativos diversos, como artesanato, patrimônio histórico e cultural, cachoeiras, agroturismo, ecoturismo e festas típicas. Na gastronomia, a carne de sol é o destaque.
Sul Capixaba dos Vales e do Café
Esta região reúne lazer, belezas naturais, cultura e bons negócios. Lá fica o principal polo do Brasil no setor de mármore e granito. Além disso, um patrimônio histórico com palácios espalhados pelas cidades, alguns deles tombados. Também se destacam os casarios que retratam a cultura da época colonial e resgatam os costumes e tradições dos povos libaneses, italianos e portugueses.
Caparaó Capixaba
Ideal para a prática do turismo de aventura, do ecoturismo e do agroturismo, a região fica no entorno do Parque Nacional do Caparaó. Tem parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, o Pico da Bandeira e o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. O Parque Nacional e seu entorno encantam por conta de suas belezas naturais, bucolismo, misticismo, gastronomia, cultura e história.
Montanhas Capixabas
É composta por municípios com forte influência europeia. Os descendentes mantêm as tradições alemãs, italianas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes. Suas belezas naturais e clima ameno dão um charme especial à região, que é muito visitada no inverno. Destacam-se os produtores locais e seus queijos, cervejas artesanais, café, pães e outras delícias.
Costa e da Imigração Sul
De um lado, lindas praias, algumas delas semidesertas e com falésias. De outro, belas cachoeiras que são um convite para esportes radicais como rapel e raffting, além de rampas para voo livre. A região tem em seus pontos fortes o artesanato, cultura, dança, história, música nas festas típicas e os animados blocos de carnaval.