Local histórico ganha melhorias e oferece experiências culturais, gastronômicas e turísticas, atraindo visitantes do Brasil e do exterior
Por Fabio Gabriel
A Casa do Turismo Capixaba, situada no histórico Forte São João, em Vitória, e em operação há mais de dois anos, recebeu 1.683 visitantes ao longo de 2024. O espaço serve como sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e atua como um ponto estratégico para a promoção do turismo capixaba, atraindo turistas locais, de outros estados brasileiros e de países como Estados Unidos, França e Alemanha.
A maioria dos visitantes foi composta por capixabas, representando 70,7% do total, seguidos por turistas de outros estados (27,3%) e visitantes internacionais (2%). Entre os capixabas, 90,6% vieram da Região Metropolitana, enquanto 9,4% eram do interior do Estado.

Visitantes de São Paulo lideraram entre os turistas nacionais, com 22,4% das visitas, seguidos por Minas Gerais (17%), Rio de Janeiro (11,5%), Paraná (5,2%) e Rio Grande do Sul (5,2%). No cenário internacional, destacaram-se turistas dos Estados Unidos (32,3%), seguidos por França (12,9%), Alemanha (9,7%), Itália (9,7%) e Reino Unido (9,7%), um assunto que a .
O turismo tem se destacado no estado. A ES Brasil, constantemente tem promovido debates sobre o assunto com especialistas que apontam uma direção para uma área muito importante, que além de promover as belezas naturais do Espírito Santo, influenciam na economia capixaba.



O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância do espaço para a promoção turística. “A Casa do Turismo Capixaba tem cumprido seu papel não apenas como sede administrativa, mas também como um ponto turístico que conecta as pessoas à história e ao potencial turístico do Espírito Santo. Ficamos felizes em receber visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo, e esperamos que esse número cresça ainda mais nos próximos anos”, afirmou.
Para 2025, a Setur planeja tornar o espaço ainda mais acessível e atrativo. Entre as melhorias previstas estão a conclusão das obras do memorial do Forte e a instalação de elevadores. O local também conta com um bistrô que oferece aos visitantes uma experiência que une história, cultura e gastronomia.
Questionada sobre a previsão de visitantes para 2025, a Setur não informou dados específicos.