22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Dia do Turismo: Estado é o 4.º no ranking das atividades turísticas

Atrair turistas de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal estão entre as ações para o turismo em 2022

Por Amanda Amaral

Neste domingo (08), comemora-se o Dia Nacional do Turismo, e o setor no Espírito Santo tem o que comemorar. Com relação as atividades turísticas, o Estado é o 4º lugar no ranking nacional, com o crescimento de 31,3% se comparado o último trimestre de 2021 e o mesmo período de 2020, representando o terceiro crescimento seguido na comparação.

- Continua após a publicidade -

Além disso, no final do ano passado, o número médio de pessoas ocupadas nas Atividades Características do Turismo (ACTs) no Estado foi de 148 mil, um acréscimo de 2,4% em relação à média anual de 2020, um incremento de aproximadamente quatro mil trabalhadores. Dentre o total dos que trabalham no Espírito Santo, 8,3% atuam nas ACTs.

As informações são do Boletim da Economia do Turismo, elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Para 2022, segundo o secretário de Estado do Turismo, Fernando Rocha, o objetivo é focar na divulgação externa, apoiar eventos que geram fluxo interno de turistas, capacitar e qualificar os profissionais do setor e lançar a Casa do Turismo Capixaba, no antigo Forte São João, em Vitória.

Atração de Turistas

Minas Gerais é estado brasileiro com a maior emissão de turistas para as terras capixabas. Contudo, está nos planos da Setur, buscar visitantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Para atrair este público, este ano, estão programadas 17 ações promocionais, as chamadas Famtour. A primeira delas teve início na última quarta-feira (04).

“Estamos trabalhando para buscar turistas com uma renda mais elevada. O gaúcho gosta do Nordeste, então por que não conhecer também o Espírito Santo? Da mesma forma os paulistas e paulistanos. São Paulo é um grande mercado emissor”, explica Fernando Rocha.

Opções Mais Procuradas

O tipo de turismo que mais atrais visitantes para o Espírito Santo é o de lazer por conta das praias. Mas o secretário destacou que outros estilos têm crescido e atraído visitantes de fora como o turismo religioso, puxado pela Festa da Penha, o de aventura e o ecoturismo.

“Estamos com ações para auxiliar na estruturação de parques e rampas de voo livre. Sobre as cachoeiras, temos o circuito do Caparaó e agora a novidade que é o Circuito de Três Santas nos municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria do Jequitibá e Santa Teresa”, explicou.

Geração de Empregos

Com relação ao último trimestre de 2021, os municípios capixabas que mais geraram empregos nas atividades características do turismo são Vitória (+573), seguido por Guarapari (+362) e Vila Velha (+ 339).

Dia do Turismo: Estado é o 4.º no ranking das atividades turísticas
Minas Gerais é responsável pela maior emissão de turistas para o Estado, segundo o secretário de Turismo, Fernando Rocha. Foto: Divulgação/Setur

Já com relação aos municípios localizados na região das montanhas capixabas, Fernando Rocha destacou que muitas cidades aderiram ao edital para realização de eventos, o que deve movimentar o fluxo turístico interno e a economia local.

“Vamos apoiar 19 propostas em todo o Estado por meio do edital para pequenos eventos que lançamos este ano, e muitos municípios que aderiram são da região das montanhas. Além disso, surgiram eventos de temas em alta como a observação de animais, entre eles a Festa da Baleia”, disse.

Recuperação Pós-pandemia

Fernando Rocha, também destacou as ações que contribuíram para o desempenho capixaba ao final de 2021. A boa administração durante o período de restrições sanitárias em razão da pandemia foi uma delas, segundo ele, já que o Governo do Estado disponibilizou linhas de crédito emergências por meio do Bando de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e realizou campanha no setor para adesão aos protocolos sanitários, além de capacitações.

“Oferecemos, inclusive, capacitações em marketing digital para melhor divulgar os destinos do Estado. Também fizemos ações de promoção em feiras como a ABAV, a Ugart, Festuris e outras. Agora, vamos participar da ExpoCatólica”, comentou o secretário.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA