24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES é cenário rico em biodiversidade

O Dia da Natureza serve de lembrete para toda a biodiversidade que está o ano todo à disposição de quem quiser conhecer um pouco mais do Espírito Santo

Por Sabrina Ruela

Nesta terça-feira (4), é comemorado o Dia Mundial da Natureza, data que busca gerar reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente. O Espírito Santo é um estado repleto de Mata Atlântica e rico em biodiversidade; o Estado possui inúmeras reservas naturais, além de uma fortíssima tradição de agricultura familiar, que vive em harmonia com a vegetação nativa e representa forte expoente na apicultura.

- Continua após a publicidade -

Nesse dia de cuidado com a nossa Casa Comum, conheça um pouco do turismo ecológico do nosso estado, algumas opções para se sentir mais perto da natureza sem sair “de casa”.

Reservas naturais

Algumas das áreas de preservação estão localizadas dentro da capital. Além dos parques mais conhecidos como Pedra da Cebola e Parque Moscoso, Vitória guarda um reservatório de belezas naturais no Centro da cidade.

Gruta da Onça

ES é cenário rico em biodiversidade
O Parque Municipal Gruta da Onça, localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, teve seu nome retirado de uma lenda. – Foto: Terra Capixaba

O parque, cujo nome surgiu de uma lenda indígena, em que o animal guardava uma fonte de águas límpidas, se estende desde o centro de Vitória até conectar-se ao Parque da Fonte Grande, no bairro São Pedro, preserva cerca de 68.914 m² de mata Atlântica.

Dentro da reserva ambiental, há um orquidário, sítio arqueológico e um Centro de Educação Ambiental. Seguindo as trilhas, é possível chegar até o Mirante da Pedra da Raposa, onde se tem visão da Baía de Vitória e até de Vila Velha.

A Pedra dos Dois Olhos, apelido popular de um dos cartões postais da cidade de Vitória possuem trilhas dentro do parque que acontecem todo fim de semana. A escalada da rocha de mais de 296m de altura é aberta ao público, mas deve ser notificada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória (PMV).

Morro do Moreno

morro-do-moreno_ESBrasil
Morro do Moreno tem uma das vistas mais lindas do Espírito Santo. – Foto: Fabiana B.

Na cidade vizinha, Vila velha, o turismo ecológico no Morro do Moreno também é uma boa pedida, com trilha e escalada, com direito a rapel e parapente para os mais corajosos.

O Morro do Moreno tem 184 metros de altitude, para chegar até o topo são cerca de 700 metros, que, ao fim da subida resultam numa das vistas mais bonitas das cidades de Vitória e Vila Velha e até parte da região serrana do Estado.

O acesso ao topo do morro pode ser feito pela estrada de terra a pé (nível médio de dificuldade) e por uma das mais diversas trilhas disponíveis, a mais famosa é a Trilha da Raiz (trilha pela qual é preciso subir uma pedra segurando-se na raiz de uma árvore) – (nível difícil).

Apicultura

Apiário_florin_abelhas_ESBrasil
Pedra Azul, em Domingos Martins, no Espírito Santo é um lugar riquíssimo para explorar o agroturismo – Foto: Apiário Florin

A criação de abelhas nativas sem ferrão é uma atividade que vem crescendo no Espírito Santo. No Espírito Santo, a meliponicultura (produção de mel e pólen) é praticada de forma tradicional, principalmente por agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas.

Além de não causar danos às flores que visitam, as abelhas cumprem um importante papel de polinizadoras. Segundo Eduardo Tigre, técnico em desenvolvimento rural da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), as abelhas são os principais polinizadores do café conilon, por exemplo, contribuindo assim para a maior quantidade e a qualidade do café produzido.

Se afastando da região metropolitana, em Domingos Martins, a visita a um dos apiários é a sugestão para quem quer conhecer processo de produção do mel e pólen. O apiário Florin é um dos locais em que se pode conhecer mais do agroturismo, em uma reserva de mais de dez mil hectares de Mata Atlântica.

O que achou das sugestões? Esses são apenas alguns dos inúmeros atrativos naturais que o Espírito Santo reserva.  O dia da natureza apenas serve de lembrete para toda essa biodiversidade que está o ano todo à disposição de quem quiser conhecer um pouco mais desse Estado tão diverso.

Com Informações de Seag, Iema, Incaper e Governo do ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA