Consumidores vão poder esclarecer dúvidas, negociar dívidas e registrar reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados
Por Kikina Sessa
Para comemorar o Dia do Consumidor, neste sábado (15), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) vai participar da Ação Integrada pela Cidadania, promovida pelo governo do Estado, em Vitória. O evento, no bairro Consolação, vai oferecer diversos serviços gratuitos à população.
Durante o evento, os consumidores poderão contar com o atendimento especializado do Procon-ES, que estará disponível para esclarecer dúvidas, intermediar negociações de dívidas e registrar reclamações sobre produtos adquiridos e serviços contratados. Além disso, serão promovidas atividades lúdicas para crianças, incluindo jogos, brincadeiras e dinâmicas educativas voltadas para a conscientização sobre educação financeira e consumo responsável.
Ainda com o intuito de fortalecer os Procons municipais e aprimorar a qualidade do atendimento ao consumidor, o governo do Estado vai destinar cerca de R$ 4 milhões em doação de kits completos de mobiliário e equipamentos eletrônicos para as unidades municipais de todo o Espírito Santo.
Os kits, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC), incluem mesas, cadeiras, armários, cadeiras longarinas, computadores, TVs e aparelhos de ar condicionado. Esta iniciativa visa promover, incentivar e auxiliar a criação, ampliação e modernização de órgãos e entidades de Defesa do Consumidor nos municípios do Estado, bem como fornecer infraestrutura mínima necessária para o funcionamento dos Procons Municipais.


A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destacou a importância desse investimento. “Esta é uma ação fundamental para modernizar o atendimento ao consumidor em todo o estado e atender a uma demanda constante dos órgãos municipais. Apoiar os municípios é uma prioridade do Procon Estadual”, afirmou.
Ela ressaltou também que o sucesso dessa iniciativa depende do envolvimento das prefeituras e das equipes locais. “Com o apoio do Procon-ES, os municípios terão a oportunidade de modernizar suas unidades, aumentando a capacidade de atendimento e oferecendo um ambiente mais adequado tanto para os consumidores quanto para os profissionais responsáveis pela defesa dos direitos do cidadão”.