Produção de adubo orgânico em Viana chega a 800 toneladas

Usina de Compostagem: produção de adubo orgânico chega a 800 toneladas
(Foto - Divulgação/PMV)

A usina de compostagem foi inaugurada em dezembro de 2018

Localizada na Fazenda Experimental do Incaper, em Formate, a Usina de Compostagem de Viana tem transformado toneladas de resíduos orgânicos em matéria utilizável na agricultura. Cerca de 600 toneladas foram produzidas no período de janeiro a julho de 2019 do pré-composto (fertilizante orgânico) extraído da reciclagem dos nutrientes. Já de dezembro de 2018 a setembro de 2019 foram produzidas mais 800 toneladas de resíduos orgânicos.

O processo realizado na Usina de Compostagem é feita por meio de um processo de mistura da borra de café com lixo orgânico originados das podas das árvores, podas de paisagismo e das palhas de feijão e café, doadas pela Real Café. O subproduto é entregue na usina por meio de uma logística feita pela Prefeitura. No local esse material passa por uma pré-compostagem em torno de 1 semana. Após esse período, o produto está apto para ser entregue e distribuído para os agricultores e utilizado de acordo com as orientações de para o uso.

O pré-composto já está sendo comercializado para os agricultores locais e municípios próximos. O agricultor que desejar comprar esse produto deve procurar o Incaper e pedir uma recomendação, logo após, deve se dirigir à Secretaria de Agricultura e assinar o documento de responsabilidade.

A Usina de Compostagem foi inaugurada em dezembro de 2018, e é uma parceria da Prefeitura de Viana com a Real Café e o Incaper. A área onde está localizada a Usina foi doada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para sua construção.

Leia também

 

Conteúdo Publicitário