Cemitério público vertical de Viana será inaugurado em dezembro

Cemitério público vertical de Viana será inaugurado em dezembro
A estrutura contará com 448 gavetas (Imagem - Divulgação/PMV)

Entre as vantagens, modelo é ecologicamente correto

O município de Viana inova em relação a instalação de cemitério. Isso porque está em fase final de construção o primeiro modelo vertical público do Estado no bairro Morada de Bethânia. A obra está avançada e deve ser inaugurada ainda este ano.

A estrutura contará com 448 lóculos (gavetas) e duas capelas mortuária em uma área construída de 480 m², com área verde e paisagismo. A obra faz parte do Programa Municipal de Obras (PMO) e conta com o investimento de mais de R$ 700 mil.

A prefeitura explica que as vantagens do cemitérios verticais são significativas. Uma delas está no próprio licenciamento. Nesse novo modelo vigoram exigências mínimas de instalação enquanto, nos horizontais, preocupações com o solo, lençol freático, plantas, memoriais e nível natural do terreno são determinantes para liberação.

cemitério vertical em Viana
O novo cemitério público terá duas capelas mortuárias (Imagem – Divulgação/PMV

O cemitério será baseado em modelos de cemitério-parque que possibilitam custo reduzido, facilidade de limpeza, conforto, segurança e acesso rápido. “A opção pelo modelo é por ser mais sustentável, onde não há contaminação do lençol freático. É um cemitério ecologicamente correto”, explica o prefeito da cidade, Gilson Daniel.

A equipe que atua na obra está fase de construção dos lóculos. Eles são construídos com um sistema de tratamento de gases, de forma que eles não saiam do espaço e nem os líquidos da coliquação (dissolução orgânica) vazem, garantindo condições adequadas para os corpos e os visitantes.

Leia também
Conteúdo Publicitário