32.4 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Conheça os benefícios da ioga para mente e corpo sãos

Leia Também

IRPF: liberada consulta a lote residual de restituição

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda para Pessoa Física (IPRF) referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Novas leis sancionadas para o enfrentamento ao novo coronavírus

O governador Renato Casagrande sancionou cinco leis nas áreas econômica, social e de segurança pública, publicadas hoje (07), no Diário Oficial.

Governo decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (09)

De acordo com o governo, a medida é para colaborar com o distanciamento social. Também não haverá expediente na sexta-feira (10). 

Isolamento social: cuidado redobrado com as crianças em casa

Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos, como quedas que podem acabar em traumas dentais, além de estimular a má alimentação.

A prática auxilia no processo de autoconhecimento, na diminuição de estresse e na consciência do corpo

Você já deve ter escutado sobre a importância de manter a saúde do corpo e da mente ao longo da vida. Uma atividade que ajuda nessa missão é o ioga, prática milenar indiana que tem adeptos ao redor do mundo.

O ioga deriva da palavra yuj, com origem sânscrita, língua ancestral indiana, que significa unir ou integrar. A atividade trabalha o despertar da consciência individual do ser humano, combinando exercícios psicofísicos, junto à respiração, à meditação e ao relaxamento para uma vida integrada e em harmonia.

A prática também desperta o autoconhecimento e autocuidado, além de uma maior sensação de bem-estar e liberdade pessoal explica a instrutora de ioga da Azen Academia, Gisele Gavazza.

“O ioga promove um aumento da energia vital, trazendo melhorias tanto no corpo físico, com aumento de flexibilidade, força e equilíbrio, quanto no corpo mental e emocional, dissolvendo tensões, ansiedades e inseguranças emocionais. Com a regularidade da atividade, há a percepção de um estado integral de saúde e consciência dos corpos com efeitos positivos na prevenção de doenças como depressão, distúrbios do sono e circulação sanguínea”, explica Gisele.

Outro benefício que pode ser percebido já nas primeiras aulas é a diminuição do estresse. Isso porque a concentração exigida durante a prática, a meditação e os exercícios de respiração ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse, na corrente sanguínea.

Com a melhora dos aspectos citados, quem sofre de dores de cabeça, nas costas e até mesmo de doenças como artrite (inflamação nas articulações), artrose (desgaste da cartilagem) e fibromialgia (doença crônica que causa dores generalizadas, fadiga e alterações no sono, memória e humor) consegue ter mais qualidade de vida.

“Os exercícios de flexão de quadril e joelhos, por exemplo, estimulam a produção do líquido sinovial, que nutre as articulações quando elas são flexionadas, reduzindo o desgaste das cartilagens. Exercícios de torção da coluna e alongamento da musculatura posterior do corpo, por exemplo, aumentam o espaço entre as vértebras e reduzem dores nas costas e processos inflamatórios”, completa Gisele.

Leia também:
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade