21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Conheça os benefícios do ioga para mente e corpo sãos

A prática auxilia no processo de autoconhecimento, na diminuição de estresse e na consciência do corpo

A busca pela saúde física e mental ao longo da vida ganha um aliado milenar: o ioga. Originário da Índia antiga e derivado da palavra sânscrita “yuj”, que significa unir ou integrar, o ioga conquistou adeptos ao redor do mundo como uma prática essencial para o bem-estar holístico.

Segundo Gisele Gavazza, instrutora de ioga da Azen Academia, essa atividade visa não apenas o fortalecimento do corpo físico, mas também o despertar da consciência individual. Através de exercícios psicofísicos, respiração consciente, meditação e técnicas de relaxamento, o ioga promove uma vida integrada e harmoniosa, além de estimular o autoconhecimento e autocuidado.

- Continua após a publicidade -

“O ioga promove um aumento da energia vital, contribuindo para melhorias significativas no corpo físico, como aumento da flexibilidade, força e equilíbrio. No aspecto mental e emocional, ele ajuda a dissolver tensões, ansiedades e inseguranças emocionais”, explica Gisele. A prática regular também proporciona uma maior sensação de bem-estar e liberdade pessoal, prevenindo doenças como depressão, distúrbios do sono e problemas circulatórios.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Gisele G Lamberti (@giselegavazza)

Além dos benefícios emocionais e físicos, o ioga se destaca na redução do estresse. A concentração exigida durante as sessões, aliada à meditação e exercícios respiratórios, contribui para a diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo.

Gisele destaca ainda que pessoas que sofrem de dores crônicas, como dores de cabeça, nas costas, artrite, artrose e fibromialgia, encontram alívio e qualidade de vida na prática do ioga. “Exercícios específicos, como flexões de quadril e joelhos, estimulam a produção do líquido sinovial, nutrindo as articulações e reduzindo o desgaste das cartilagens. Já os exercícios de torção da coluna e alongamento da musculatura posterior do corpo ajudam a reduzir dores nas costas e processos inflamatórios”, completa a instrutora.

Assim, o ioga se revela não apenas uma prática física, mas um estilo de vida que promove saúde integral, bem-estar emocional e equilíbrio mental, adequado para os desafios contemporâneos.

*Matéria publicada originalmente em 19 de dezembro de 2019

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA