26 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Pet na folia: fique atento aos cuidados com o seu bichinho!

Leia Também

Casagrande substitui secretário de Segurança Pública

Nesta terça-feira (07), assumirá o cargo, o coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Alexandre Ofranti Ramalho.

Primeiro-ministro britânico é transferido para UTI

O primeiro-ministro do Reino Unido foi levado à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital britânico, nesta segunda-feira (06).

Brasil contabiliza 553 mortes e 12 mil casos confirmados da Covid-19

O Brasil já contabiliza 12.056 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número marca um crescimento de 8% em relação a esse domingo 905).

“Dias melhores virão”, diz Rainha Elizabeth II

Com mensagem de esperança, a rainha Elizabeth II agradeceu aos cidadãos britânicos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19.

Blocos, desfiles, shows, grandes aglomerações, churrasco com amigos ou praia. O clima de Carnaval já chegou e os foliões ficam ansiosos para aproveitar o feriadão. Mas você já parou para pensar o que fazer com os animais de estimação durante o período?

O carnaval está aí e todos já pensam para onde ir. Neste momento, é importante saber o que fazer com seu animal de estimação. Alguns locais adotam a cultura do pet friendly, mas outros não permitem a entrada de bichinhos. Então, o que fazer?

De acordo com o médico-veterinário e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) Marcus Braun, é necessário manter os horários de alimentação e um período de descanso adequado, evitar lugares com multidões que podem gerar medo e ansiedade ao animal, bem como barulhos e sons altos, pois os animais têm audição muito apurada e são extremamente sensíveis a eles, muito mais do que os humanos.

Já a médica-veterinária Tatiana Sacchi recomenda evitar a exposição solar entre 10h e 16h, período em que o sol está mais quente. Para cães de pelagem e pele brancas o uso de filtro solar apropriado pode evitar queimaduras e prevenir o câncer de pele.

“Levar uma garrafinha de água e oferecer ao animal, além de molhar a barriga e as patas o mantém hidratado e evita a hipertermia. Atenção redobrada deve ser dada aos cães braquicefálicos, como Pugs e Bulldogues, que fazem quadros graves de hipertermia com mais facilidade, devido à dificuldade que eles têm de respirar, ventilar e trocar calor adequadamente”, destaca a Tatiana.

Segurança

A médica-veterinária reforça que o calor e a movimentação de pessoas também podem estressar o pet. Por isso, é importante identificar os animais com target ou coleiras de identificação que possam ajudar a localizá-lo em caso de fuga.

Com uma rotina diferente, o melhor é mantê-lo em local seguro, fresco e longe do barulho e da bagunça. Organizar um ambiente confortável para que ele fique à vontade e longe de qualquer tipo de estresse ou riscos. Para quem vai viajar ou receber familiares e amigos, uma opção é procurar um serviço de hotel para animais, registrado no CRMV-ES.

bailinho-dogs
Para quem vai viajar ou receber familiares e amigos, uma opção é procurar um serviço de hotel para animais, registrado no CRMV-ES. – Foto: Reprodução

“Quando quiser levar seu animal para a folia, pense como ele e pergunte-se “Eu gostaria de estar nesse lugar? Estaria feliz, seguro e relaxado lá? Fica a dica!”, finaliza Tatiana Sacchi.

Abandono

O índice de abandono e fuga de animais cresce nesta época do ano. É fundamental a conscientização de tutores sobre os cuidados que devem ter com seus animais, como pondera a médica-veterinária e conselheira do CRMV-ES Roberta Valeriano.

“Em vez do tutor incluir o pet em seus planos de férias ou feriado prolongado, ele prefere abandoná-lo como se fosse objeto. É bom o tutor ficar atento também que abandono de animais é considerado maus-tratos e é crime. Afinal, adotar um animal é um compromisso de responsabilidade para a vida toda, que demanda cuidados diários”, alerta Valeriano.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade