24 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

Denninho quer incluir pessoa com fibromialgia como PcD

Medida proposta por parlamentar garante direitos às pessoas acometidas pela fibromialgia

Por Redação

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo discute o Projeto de Lei que classifica pessoas acometidas pela fibromialgia no grupo de pessoas com deficiência e tenham os mesmos direitos e garantias. A proposta, de autoria do deputado Denninho Silva (União Brasil), tramita nas Comissões competentes antes de ser votada em Plenário.

- Continua após a publicidade -

De acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, no Espírito Santo, cerca de 133 mil pessoas convivem com algum tipo de deficiência, seja ela visual, motora, auditiva ou intelectual.

Já o número de pessoas que convivem com fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, é de aproximadamente 82 mil em todo estado, de acordo com os números informados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

O projeto de Denninho considera que os afetados com a síndrome são pessoas com “impedimento de longo prazo e de natureza física”, que os impossibilitam de ter uma vida em igualdade de condições na sociedade.

“Ainda não há cura para a fibromialgia, sendo o tratamento parte fundamental para que não se dê a progressão da doença que, embora não seja fatal, implica severas restrições à existência digna dos pacientes”, apontou o parlamentar.

Entre os mais afetados pela condição clínica estão as mulheres. Estudos recentes da SBR apontam que cerca de 2% da população brasileira é acometida pela doença. A síndrome não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos e tratamento multidisciplinar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA