24.9 C
Vitória
sexta-feira, 14 junho, 2024

Mercado imobiliário: entregas superam número de lançamentos

Segundo o 40º Censo Imobiliário, um total de 23 empreendimentos e 2.378 imóveis foram entregues na Grande Vitória

Dados do 40º Censo Imobiliário divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) mostram que o número de obras concluídas foi quase o dobro do número de empreendimentos lançados. Os números do levantamento são do segundo semestre do ano passado, período de julho a dezembro.

Conforme o Censo, as empresas entregaram 21 empreendimentos na Grande Vitória, totalizando 2.378 unidades residenciais e comerciais, no período. Enquanto o número de lançamentos foi 11, com um total de 1.449 unidades.

- Continua após a publicidade -

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, lembrou que este resultado denota uma menor atividade construtiva, em virtude de um número de imóveis concluídos superior ao número de unidades lançadas. “Entretanto, há uma fila expressiva de empreendimentos aguardando licenciamento municipal. Assim, a causa da baixa reposição de lançamentos não é falta de demanda no mercado, conforme recentemente divulgado na Pesquisa Anual de Entraves. Especialmente em Vila Velha, a principal reclamação dos incorporadores é a dificuldade de licenciamento na prefeitura. Já em Vitória, além do plano diretor restritivo, grandes projetos residenciais ainda não foram lançados em virtude dos procedimentos de aprovação com gargalo nos estudos de impacto de vizinhança”. E complementa: “Em um cenário de alta demanda por imóveis, a baixa oferta gera elevação dos seus preços, e a maior causa disso é a ineficiência da gestão pública”.

Segundo o Censo, Vila Velha continua sendo o município com maior número de imóveis em construção: 6.231 unidades, que corresponde a 46,4% do total de 13.435 unidades em construção.

Vila Velha também é a cidade que recebeu o maior número de empreendimentos lançados no segundo semestre do ano passado. Foram cinco no total. Ao todo, foram 11 lançamentos no segundo semestre de 2022, na Grande Vitória, totalizando 1.449 unidades.

Do total de unidades em produção na Grande Vitória, 64,7% já foram vendidas. A liderança da performance de vendas é da capital, onde 70,9% das unidades em produção foram comercializadas, com índice de velocidade de vendas (IVV) médio mensal de 10,4% no segundo semestre de 2022.

O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em produção e com unidades à venda, com área de produção superior a 800 metros quadrados, localizados nos municípios com aglomeração urbana na Grande Vitória, ou seja, exceto Guarapari e Fundão. O 40º Censo contou com a participação de 68 empresas. A MRV, Morar e Argo são as três incorporadoras com o maior número de imóveis em produção.

Com Informações do Sinduscon/ES

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA