27.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Piloto capixaba Hugo Cibien Estreia na stock series

Em tempo hábil, o carro retornou à pista na corrida para a primeira prova e Hugo Cibien terminou em sétimo lugar

No último domingo (23) foi a estreia da Stock Series, em Interlagos, São Paulo, e também a estreia do piloto capixaba Hugo Cibien, na categoria, pela equipe W2 Racing. Um momento bastante esperado e com muitas expectativas. A corrida desafiadora serviu para o atleta como um grande teste para o que vem por aí ao longo da temporada. 

A maratona dos pilotos começou na quinta e na sexta-feira (21), o tempo dos estreantes ainda estava indefinido. Já no sábado, um dia antes da corrida, teve a prova de qualificação pela manhã e a primeira das três provas curtas do final de semana.

- Continua após a publicidade -

O primeiro dia de provas no sábado ficou complicado logo de manhã, último treino antes da sessão de qualificação e da corrida. Após um problema na frenagem da aproximação do S do Senna, no ponto mais veloz da pista, onde os carros alcançam mais de 240km/h, Hugo bateu no muro. “A equipe foi muito rápida, fez um trabalho fantástico para pelo menos poder participar da corrida de sábado, mesmo largando lá de trás”, disse o piloto.

Em tempo hábil, o carro retornou à pista na corrida para a primeira prova e Cibien terminou em oitavo lugar. Com um detalhe: Hugo explica que o carro tem 12 acionamentos do botão push-to-pass no fim de semana, e no sábado, ele não acionou nenhum, sendo assim, foi para a corrida de domingo com todos disponíveis. “O push, que existe nas categorias da stock car, é um botão que alguns cavalos a mais durante alguns segundos para o carro, e o piloto pode acionar a cada 90 segundos, o que diminui bastante o tempo de volta e é geralmente usado nas ultrapassagens”.

As provas de domingo (23) também foram atribuladas. Na primeira prova do dia Cibien que terminou em sétimo, levou um toque na traseira e rodou, quando estava na disputa pela sexta posição, tendo usado apenas dois “pushs”, por um piloto, que foi punido na sequência pelos comissários.

E na segunda corrida sofreu com um pneu furado quando estava na disputa da quinta posição. “Tínhamos potencial de brigar na frente na última corrida, larguei em segundo lugar na inversão do grid dos oito primeiros, com 10 acionamentos do botão “push” para usar, seria metade da corrida com o push-to-pass ligado, mas as provas de domingo tiveram muitos toques, furos de pneu, como o meu e do Pipe Barrichello. Numa prova curta como essa, um pit-stop forçado, prejudica totalmente o resultado. Terminei a terceira prova com 8 acionamentos que não foram utilizados depois do safety e do furo”, relata o piloto. 

A próxima etapa será no dia 21 de março, no tradicional circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Hugo, que ocupa a sétima posição do campeonato, estará novamente no circuito que volta ao calendário do campeonato na temporada 2023. “Tarumã volta ao campeonato, vamos ver o comportamento dos carros lá na semana da corrida, já que não são permitidos os treinos fora das corridas, o que dificulta muito para todos”.

Com informações de Assessoria de Imprensa

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA