25.2 C
Vitória
sábado, 11 julho, 2020

Marinha iniciará buscas por óleo no litoral capixaba

Leia Também

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais! A capixaba Natália Gaudio pratica ginástica rítmica desde os seis anos....

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Expectativa dos empresários do comércio capixaba não é positiva, segundo Fecomércio

Diante da pandemia do novo coronavírus, o presidente da instituição conversou com a ES Brasil e contou como os empresários capixabas estão reagindo à crise econômica provocada pelo vírus e como pretendem se recuperar disso tudo.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Os fuzileiros navais foram deslocados a Conceição da Barra e São Mateus a fim de evitar que o óleo chegue ao Estado

Após atingir nove estados da região Nordeste, o Espírito Santo se prepara para receber o óleo, de origem desconhecida, em seu litoral. Desta forma, a Marinha do Brasil disponibilizou 30 fuzileiros navais para realizar as buscas.

Os profissionais atuarão primeiramente nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, a fim de evitar a possibilidade de contaminação das águas capixabas.

O Estado conta com um comitê de emergência ambiental. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Defesa Civil foram acionadas. De acordo com o instituto, não é possível determinar a chegada do óleo às praias capixabas, porém o monitoramento é contínuo.

Por meio de nota, o Iema “esclarece que as foram realizadas capacitações nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória e Vila Velha, com os servidores de várias áreas como defesa civil, meio ambiente, serviços urbanos e logística, para alinhar conhecimentos diversos, que vão desde procedimentos para interdição das praias, de comunicação preventiva aos banhistas sobre possíveis contaminações, da organização das pessoas que irão combater o óleo, da identificação dos técnicos e voluntários, no uso dos materiais e equipamento de proteção individual, até os primeiros desenhos de operação e comando, definindo os pontos de atuação das brigadas.”, disse o texto.

Até agora, 4,3 mil toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Outros Estados

Em Sergipe, uma equipe de profissionais da Universidade Federal do Estado e da Secretaria da Agricultura, coletou amostras de água, sedimentos e fauna em dois municípios sergipanos: na praia do Viral e no Rio Vaza-Barris. As análises químicas servirão para determinar o grau de contaminação por óleo nas amostras.

No Nordeste, onde houve maior impacto, as praias que estão com equipes de limpeza são: Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas. Cumbuco e Barra do Cauípe, no Ceará, além de Coroa do Meio, em Sergipe e Cairu, na Bahia.

De acordo com o grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ibama, as praias dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco estão limpas, sem vestígios de óleo.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Vida Capixaba

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.
Continua após publicidade