17.9 C
Vitória
terça-feira, 27 julho, 2021

JOSÉ
EUGÊNIO
VIEIRA

Conheça a história da Avenida Carlos Moreira Lima

Leia Também

Nascido no Vale do Rio Itapemirim, Carlos Moreira Lima, que dá nome a uma rua em Bento Ferreira, Vitória,
atuava como representante comercial nos anos 1950

Filho de José Cesar Lima e Esmeraldina Moreira Lima, fazendeiros no Sul do estado, Carlos tinha oito irmãos e viveu na região até os 17 anos, quando mudou-se para o Rio de Janeiro, em meados dos anos 1940, após problemas financeiros da família. Na capital carioca, foi campeão de natação por três anos seguidos no Clube de Regatas Flamengo.

Sem poder contar com recursos da família para se manter no Rio, aos 20 anos Carlos voltou ao Espírito Santo e se estabelece em Vitória, onde começou a trabalhar como cobrador na Sul América Seguros. Com esse emprego, conseguiu cursar a Faculdade de Direito do Espírito Santo, mas não seguiu a profissão. Tornou-se representante comercial e atuou com diversas companhias como Cofermat (RJ), empresa fornecedora de ferramentas; Cerâmica São Caetano (SP), fabricante de pisos; entre outras. Visitava a pé os mais importantes comerciantes da época, como Darci Brasileiro, Manoel Fernandes Moça, Manoel Evaristo Pessoa.

Foi casado com Maria Guilhermina Sarlo Maia, neta do conhecido comerciante da época Francisco Izabel Sarlo. Teve com ela três filhos: Carlos Guilherme, Ronaldo e Fabio, este falecido em 1972 em um desastre automobilístico. Após anos de experiência como representante comercial, foi nomeado corretor oficial da Bolsa de Valores no Espírito Santo, cargo que exerceu até sua morte, quando sofreu um acidente no local em que estava sendo construída sua nova residência na Praia da Costa, Vila Velha.

Paralelamente às suas atividades como corretor, atuou na indústria, como coproprietário de serrarias, entre elas a Santa Mônica, na Praia do Suá (local onde hoje é a EDP); e a Madeiras Antossantos, em Paul, Vila Velha.Carlos Moreira Lima também foi sócio-diretor da concessionária Vitoriawagen (revendedora Volkswagen). No ramo de concessionárias, fundou também a Ceglias Barbosa S.A, começando com a importação de caminhões da marca Chrysler e tornando-se concessionário autorizado da FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades), no Espírito Santo. Foi conselheiro do Senai-ES, da Escola Técnica de Vitória e da Federação das Indústrias do Espírito Santo.

Confira a galeria de fotos

 

Continua após publicidade

Mais Endereços

Blogs e colunas