26.9 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Crianças podem ter melanoma?

Leia Também

Especialistas discutem soluções para a Região Metropolitana

Durante o ES Brasil Debate, realizado em Vitória, gestores apresentaram possibilidades de melhoria para "destravar" a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) Discutir soluções integradas...

Novo coronavírus: automedicação pode ser um perigo

Muitas pessoas buscam a farmácia mais próxima para comprar vários remédios, inclusive os usados no tratamento da malária e do lúpus. Cuidado com a automedicação!

Sobe para 84 casos confirmados do novo coronavírus no ES

Subiram para 84 o número de confirmados do coronavírus. Seriam 85, devido a um paciente do Rio de Janeiro que buscou atendimento em uma unidade de saúde local.

ES registra três casos de transmissão comunitária

A partir desse nível de contaminação, o Estado passa para o mesmo estágio de transmissão que RJ e SP. Novos testes serão adquiridos nesta semana.

Apesar de raro, os pequenos que ficam muito expostos ao sol podem, sim, desenvolver a doença. Saiba como prevenir!

Responsável por 33% de todos os diagnósticos no Brasil, o melanoma, também conhecido como câncer de pele afeta muitos adultos. Embora rara, a doença também pode ocorrer em crianças.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele. Por conta desses dados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja, que visa a conscientizar sobre a prevenção da doença.

“O câncer de pele pode se apresentar como alteração de uma área da pele devido à proliferação atípica de uma das camadas que a compõem, podendo se manifestar com ardência, sangramento, coceira, erosão de difícil cicatrização”, diz o especialista em saúde infantil, Jovarci Motta.

Vale lembrar que a pele da criança é mais sensível do que a do adulto, por isso é necessário mais cuidado do que o normal. Motta destaca que “o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar disseminação local ou à distância (metástase) da doença, defendendo-nos tipo de câncer de pele”.

O especialista em saúde infantil Jovacir Motta, destaca que, apesar de raro, o câncer de pele pode ser detectado em crianças. – Foto: Divulgação

O médico pediatra reforça que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Para isso, deve-se evitar os horários de maior incidência dos raios solares, uso diário e correto de filtro solar e com proteção, como o uso de bonés e chapéus.

“É importante também consultas regulares anuais com o médico para exame clínico da pele, buscando evitar lesões suspeitas e avaliação precoce delas”, recomenda Motta.

Crianças com a pela branca podem ter mais predisposição à desenvolver a doença. – Foto: Bigstock

Fatores de risco

O câncer de pele não é uma doença contagiosa, portanto a criança pode socializar normalmente com outras. O especialista pontua que crianças de pele e olhos claros, ruivas, com sardas ou albinas têm predisposição à doença. Além disso, exposição excessiva e repetida à radiação natural e artificial, histórico familiar de câncer também aumentam as chances de desenvolver o câncer.

Tipo

Existem diversos tipos de câncer de pele, porém o mais comum é o não melanoma, também conhecido como carcinoma basocelular (CBC). Este tumor aparece nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme – a que está localizada na parte superior da pele. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.

Leia Também:
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Vida Capixaba

19 de Julho: 3ª Corrida Amaes Azul

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização
Continua após publicidade