Empresas precisam lançar desafios para alcançar soluções na busca da colaboração das startups
Cresce no mercado um modelo de parceria que tem se mostrado especialmente viável e bem-sucedido para empresas de diversos portes e segmentos: a da busca de colaboração de startups. O funcionamento é simples e consiste nas empresas lançarem desafios reais sobre questões que enfrentam em suas áreas de atuação para as startups que, por sua vez, atendem ao chamado desenvolvendo soluções inovadoras para o “problema”.
Este tipo de parceria evidencia um cenário emergente. Não há, hoje, como uma empresa ser capaz de gerar valor para a sociedade sem estar, de alguma forma, associada a novos modelos de negócios ou práticas inovadoras.
É aí que entram em cena as startups. Mais que abrigar conhecimento e tecnologia, elas têm ampla e rica vivência do mercado em geral e de segmentos diversos, apresentam flexibilidade para adaptar soluções, agilidade e expertise para desenvolver soluções completas e que agreguem valor a produtos ou serviços dos mais variados.
Se, para elas, esse tipo de parceria é uma excelente oportunidade de terem acesso ao mercado, para as empresas que as demandam há ainda a vantagem de se tornarem protagonistas da agenda de transformação digital da região ou área de negócio em que atuam. E isso sem contar todo o aprendizado cultural que podem adquirir com uma startup, o que, sem dúvida alguma, contribui para fortalecer seus processos de inovação e sua atitude empreendedora.
Vivemos um cenário irreversível. Os novos negócios, de hoje e de amanhã, serão fruto da colaboração entre diferentes players. As empresas que conseguirem gerar oportunidades para cocriações de produtos, negócios e soluções e estiverem dispostas a criar e manter um ecossistema de inovação digital, entre colaboradores, parceiros e startups, certamente estarão mais próximas de serem bem-sucedidas e reconhecidas em meio a esse dinâmico e mutante mundo novo.
Lincoln Possada de Rezende é gerente de Inovação Digital da ArcelorMittal