27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Crianças podem ter melanoma?

Apesar de raro, os pequenos que ficam muito expostos ao sol podem, sim, desenvolver a doença. Saiba como prevenir!

Responsável por 33% de todos os diagnósticos no Brasil, o melanoma, também conhecido como câncer de pele afeta muitos adultos. Embora rara, a doença também pode ocorrer em crianças.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele. Por conta desses dados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja, que visa a conscientizar sobre a prevenção da doença.

- Continua após a publicidade -

“O câncer de pele pode se apresentar como alteração de uma área da pele devido à proliferação atípica de uma das camadas que a compõem, podendo se manifestar com ardência, sangramento, coceira, erosão de difícil cicatrização”, diz o especialista em saúde infantil, Jovarci Motta.

Vale lembrar que a pele da criança é mais sensível do que a do adulto, por isso é necessário mais cuidado do que o normal. Motta destaca que “o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar disseminação local ou à distância (metástase) da doença, defendendo-nos tipo de câncer de pele”.

Crianças podem ter melanoma?
O especialista em saúde infantil Jovacir Motta, destaca que, apesar de raro, o câncer de pele pode ser detectado em crianças. – Foto: Divulgação

O médico pediatra reforça que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Para isso, deve-se evitar os horários de maior incidência dos raios solares, uso diário e correto de filtro solar e com proteção, como o uso de bonés e chapéus.

“É importante também consultas regulares anuais com o médico para exame clínico da pele, buscando evitar lesões suspeitas e avaliação precoce delas”, recomenda Motta.

Crianças podem ter melanoma?
Crianças com a pela branca podem ter mais predisposição à desenvolver a doença. – Foto: Bigstock
Fatores de risco

O câncer de pele não é uma doença contagiosa, portanto a criança pode socializar normalmente com outras. O especialista pontua que crianças de pele e olhos claros, ruivas, com sardas ou albinas têm predisposição à doença. Além disso, exposição excessiva e repetida à radiação natural e artificial, histórico familiar de câncer também aumentam as chances de desenvolver o câncer.

Tipo

Existem diversos tipos de câncer de pele, porém o mais comum é o não melanoma, também conhecido como carcinoma basocelular (CBC). Este tumor aparece nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme – a que está localizada na parte superior da pele. Tem baixa letalidade e pode ser curado em caso de detecção precoce.

Leia Também:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA