22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Crédito especial para quem investe em ESG

Empresas que investem em ESG encontram linhas de financiamento que visam a facilitar a aplicação do conceito na gestão do negócio

Por Amanda Amaral 

Maquinário que propicia eficiência energética, preservação dos recursos hídricos, redução da emissão de gases do efeito estufa. As empresas capixabas que investem nas práticas de ESG – do inglês Environmental, Social and Governance e, em português, Ambiental, Social e Governança, podem optar por créditos que oferecem melhores condições de financiamento.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a sua atuação com produtos e serviços que apoiam o conceito ESG vem aumentando. Há diferentes opções ofertadas pela instituição ou apoiadas por ela voltadas para o aumento dessas práticas.

Entre elas, as linhas de crédito produtivo Bandes Retomada e Bandes Solar; o programa ES Inteligente – com objetivo de desenvolver os municípios capixabas e melhorar o bem-estar social da população; o programa Reflorestar e o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) – que tem a meta de preservar, renovar e prosperar a cobertura ambiental do Estado capixaba.

Há ainda a Jornada do Conhecimento e o apoio ao programa Mulheres Empreendedoras, que produzem conhecimento para empreendedores capixabas diversificarem e melhorarem as práticas organizacionais de suas empresas.

Chamada pública

ESG
Sávio Caçador, diretor no Bandes, comenta sobre ESG nas empresas. Foto: LinkedIn

Recentemente, foi lançado o edital de chamada pública do Programa Funses ESG de Desenvolvimento, com recursos provenientes dos royalties de petróleo e gás, por meio do Fundo Soberano do Espírito Santo. Um investimento total no valor de R$ 250 milhões. O conceito ESG é o de maior peso na fase classificatória. “Atualmente, a adoção das práticas ESG tem se tornado cada vez mais fundamental para o crescimento das empresas, uma vez que consideram os impactos ambientais, sociais e de governança das operações empresariais. Essas práticas estão diretamente ligadas à sustentabilidade dos negócios e ao atendimento das expectativas dos stakeholders, como investidores, clientes, funcionários e a sociedade em geral. Por isso, estamos atentos aos cuidados que devemos ter com um desenvolvimento sustentável e responsável do Espírito Santo”, frisou o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador.

Sobre o ESG

Em 2004, com a publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Banco Mundial, surgiu a expressão ESG – representa um modelo de gestão em que os três pilares – Ambiental, Social e Governança, são considerados.

O documento de 18 anos atrás se tornou a base para o investimento sustentável, e se fortaleceu ainda mais após a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em 2015.

Dia do Meio Ambiente

Em 1972, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA