22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Contarato apresenta PEC para proibir redução do piso da enfermagem

Proposta de Emenda Constitucional apresentada por Contarato proíbe cláusulas em acordos para redução de pagamento

Por Robson Maia

O senador capixaba Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional que proíbe cláusulas em acordos e convenções coletivas que permitam o pagamento de salários inferiores aos previstos no piso salarial da enfermagem. A medida veda reduções na forma de leis específicas, inclusive em estados e municípios.

- Continua após a publicidade -

Defensor da pauta do piso da enfermagem, chegando a protocolar ações no Supremo Tribunal Federal (STF) visando efetivar o pagamento à categoria, Contarato ressalta que negociações que resultem em valores abaixo do determinado pelo piso deturpam a própria natureza dos acordos e convenções coletivas, tendo em vista que a lei lhes atribui o objetivo de promover “a melhoria das condições de trabalho, sendo vedada a retirada injustificada de direitos, principalmente daqueles considerados indisponíveis”.

O capixaba é o autor do PL que deu origem ao piso da enfermagem. A demanda ganhou força a partir após a atuação dos profissionais durante a pandemia da Covid-19.

“Não podemos deixar que uma conquista tão relevante dos trabalhadores seja esvaziada a partir de negociações que resultam, muitas vezes, no não atendimento à categoria e numa desvalorização profissional”, alertou Contarato.

O senador acrescenta que, ao reforçar a imposição do piso da enfermagem na própria legislação, torna-se possível trazer maior segurança jurídica aos dois lados da negociação, “uma vez que os trabalhadores têm a certeza de receber uma remuneração mínima, assegurando um padrão básico de subsistência e qualidade de vida”, ficando protegidos “contra possíveis abusos ou exploração por parte dos empregadores”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA