No Espírito Santo, os turistas aqueceram o comércio no Carnaval e hotéis registraram 72% de taxa de ocupação
O resultado dos quatro dias de folia foi comemorado pelos empresários de bares e restaurantes em quase todo o país, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Mesmo com o cancelamento dos eventos de rua, estabelecimentos de cidades do Nordeste e da capital fluminense registraram faturamento de 20 a 40% maior na comparação com 2021.
No Rio de Janeiro, o faturamento no carnaval foi 10% melhor se comparado ao ano de 2020. Já no Espírito Santo, o faturamento foi 20% melhor, se comparado com o período anterior.
- Carnaval de Vitória vai movimentar R$ 20 milhões
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, os locais mais sofisticados, sejam destinos ou estabelecimentos, tiveram demanda acima do normal. “A turma de alta renda, que geralmente viaja para o exterior nessa data, ficou no Brasil e elevou muito o consumo”, explica.
Turistas no Espírito Santo
No Espírito Santo, o movimento de turistas manteve o comércio aquecido. De acordo com dados de pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) o Espírito Santo foi um dos estados que registraram as maiores taxas de ocupação hoteleira no período de carnaval, com índice de ocupação em 72%.
“O carnaval foi importante para o movimento de recuperação do setor de alimentação fora do lar. Agora, a expectativa fica em torno dos feriados religiosos como a Semana Santa, Páscoa e Festa da Penha em abril”, aponta Rodrigo Vervloet, presidente do SindBares e da seccional capixaba da Abrasel.
Festa Adiada
Já os desfiles das escolas de samba capixabas, que aconteciam tradicionalmente uma semana antes do Carnaval, foram adiados pela Prefeitura de Vitória em 2022. A festa está prevista para acontecer nos dias 7,8 e 9 de abril.
Mesmo com o adiamento, a expectativa é de que sejam movimentados R$ 20 milhões em torno do evento, segundo a administração municipal. O público previsto para os três dias de desfiles é de 80 mil pessoas.