24.6 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

MEC apresenta proposta de aumento do Fundeb

Leia Também

Convênio entre Estado e filantrópicos reforça leitos no Sul do ES

A entrega dos leitos começou na segunda-feira (1º), em Cachoeiro de Itapemirim. O prefeito do município, Victor Coelho, acompanhado de equipe da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

A proposta é passar progressivamente para 15% a complementação da União para o fundo, que estará vigente até 2020

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) poderá ter um repasse maior, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

A proposta da instituição é passar de 10% para 15% os repasses, que estarão em vigência até 2020. O valor corresponde a aproximadamente 63% dos recursos para financiamento da educação básica pública no Brasil.

A previsão para 2019 é que R$ 14,4 bilhões sejam entregues em repasse. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, ressaltou que a intenção é dar uma nova “roupagem” ao sistema. “Vamos trazer critérios que melhorem o desempenho da educação básica atrelado à eficiência na aplicação dos recursos”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, “o aumento é construído em conjunto com a melhor eficiência na distribuição e vai tornar o novo Fundeb efetivo na melhoria dos índices educacionais no país”.

O deputado federal Felipe Rigoni (PPS-ES), destaca que o aumento do repasse do Fundeb é muito importante. “Pelos estudos feitos pela Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação, a qual participo, chegamos à conclusão de que esse repasse de 15% é viável. Existem algumas pessoas que querem mais, mas nesse momento todos os estudos científicos analisados nos leva a esse consenso”, disse.

Rigoni acredita que a prática incentivará os estados e municípios a melhorarem ainda mais o ensino. “Com esse aumento no repasse teremos duas características importantes: a descentralização dos recursos, diminuir a desigualdade em municípios que não recebem tanto incentivo dos que recebem mais, e dar um prêmio aos municípios que são, de fato, eficiente e realizam ações para o crescimento da educação”, frisou o parlamentar capixaba.


Leia mais:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Produção industrial cai 18,8%

A produção industrial caiu 18,8% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade