Dicas para empreender com sucesso neste ano

Para empreender, é necessário arriscar. - Foto: Reprodução

Começar um novo ano é sempre um desafio. Por isso, se quer empreender, fique atento às dicas

Atingir o sucesso no empreendedorismo requer muita disciplina, dedicação e, acima de tudo, planejamento. É um desafio que pode se tornar mais fácil se os futuros empreendedores realizarem a famosa “troca de ideias” com quem já se aventurou nessa estratégia.

“Em 2005, fui ao mercado pesquisar ‘negócios que cabiam em R$ 100 mil’. Nesse sentido, encontrei a oportunidade de abrir uma Prima Clean Lavanderia Express, rede que pertence ao Grupo Acerte. Atuando com a franquia, desenvolvi estratégias de negócios que me levaram a assumir a direção da rede. O que friso aos futuros empreendedores é olhar a longo prazo. Parece clichê, mas, tudo que vem fácil, vai fácil. Você vai ser o primeiro a acordar para tocar seu negócio e o último a dormir. Esteja pronto e mãos à obra”, disse o empresário e sócio do Grupo Acerte, Alexandre Diniz.

O especialista dá algumas dicas para quem quer abrir o negócio em 2020. Fique atento para não errar!

1. Primeiramente, pesquise. É necessário ter cautela sobre qual ramo seguir. Isso inclui não apenas um ramo que seja rentável, mas também que o empreendedor se identifique com o setor que atuará.

2. Esteja bem financeiramente. Organização financeira é fundamental para abrir um negócio. Tenha um capital que te auxilie nos primeiros meses porque o retorno do investimento é variável, ou seja, o lucro não virá do dia para a noite. Também não se desespere em momentos de crise, trabalhe firme, explore os negócios e não se iluda com falsas grandiosidades.

3. Entenda a dinâmica do mercado. Os hábitos dos consumidores mudam e o empreendedor precisa estar atento a isso. Estamos na era do digital e praticamente todos os negócios estão inseridos nessa demanda, seja para o relacionamento com os clientes, estratégia de vendas, divulgação ou outras formas do mercado. Esteja pronto para oferecer um serviço de acordo com a necessidade do cliente.

O ramo pet é um dos que mais crescem no termo de franquias. – Foto: Reprodução

4. Fique atento aos modelos de negócios. Se não está seguro para abrir um negócio sem respaldo, o ramo de franquias pode ser uma oportunidade. As unidades têm respaldo da rede franqueadora, que auxilia tanto no processo de aquisição do começo ao fim, como também durante o desenvolvimento do negócio. O franchising nacional tem mais de duas mil redes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). As redes estão divididas em diversos segmentos, como limpeza e conservação, beleza, construção e pets, por exemplo. Ainda de acordo com a ABF, o setor faturou mais de R$ 182 bilhões entre o terceiro trimestre de 2018 e de 2019. Isso dá a dimensão de como o brasileiro tem visto o franchising como oportunidade de investimento seguro.

5. Esteja pronto para errar. Parte-se do princípio de que ninguém nasce sabendo as estratégias mais fundamentais de negócio, ou seja, aprendemos, desenvolvemos e temos ideias que podem ser boas ou não tão boas assim. Mas o importante é tentar e estar pronto para mudar a rota caso o resultado não esteja fluindo. Todas as decisões têm 50% de chance de dar errado, nos negócios isso não é diferente. Fique sempre atento às sazonalidades do seu negócio, cultive um excelente relacionamento com seus clientes e parceiros, e reveja seu planejamento regularmente.

Leia Também:

Conteúdo Publicitário