Dez alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

Boa alimentação e exames ajudam a prevenir o câncer. - Foto: lola1960/Thinkstock

Alimentos de cor avermelhada como o tomate, a goiaba e a melancia previnem o câncer de próstata, pois, são ricos em licopeno

Conhecido como a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão, o câncer de próstata tem feito muitas vítimas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018, 68.220 novos casos foram diagnosticados no Brasil. Saiba mais aqui!

Uma das soluções para evitar o desenvolvimento da doença é fazer exames preventivos anualmente após os 50 anos. Ter uma alimentação saudável também está entre as recomendações de especialistas para evitar o câncer.

“Alimentos de cor avermelhada como o tomate, a goiaba, a melancia, a beterraba, o mamão e o pimentão vermelho previnem o câncer de próstata, pois, são ricos em licopeno, um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres”, disse a nutricionista funcional e da vida sexual, Letícia Matrak.

Segundo a profissional, a goiaba é o alimento com maior quantidade de licopeno. “Um estudo apontou que a goiaba vermelha tem mais licopeno que o tomate. O licopeno, quando absorvido, tem a capacidade de se instalar na próstata, que previne o crescimento de células tumorais”, afirmou ela.

A nutricionista Letícia Matrak afirma que alimentos com licopeno, como a goiaba e o tomate, ajudam a prevenir o câncer de próstata. – Foto: Divulgação

E para ter eficácia, o consumo dos alimentos vermelhos deve ocorrer, pelo menos, cinco vezes por semana. A goiaba e o tomate podem ser consumidos em forma de suco sem açúcar ou em molho.

“O licopeno é potencializado com o calor, juntamente com uma gordura boa, como o azeite cru, por isso, molho de tomate ou goiaba são ótimas opções”, explicou a nutricionista.

Outros alimentos também auxiliam na prevenção do câncer de próstata. Romã, chá verde, pimenta e açafrão fazem parte dessa lista. Couve, couve-flor e brócolis também são alimentos que devem ser consumidos para evitar qualquer tipo de câncer, pois, esses vegetais têm ação antioxidante e anti-inflamatório. “Consumir esses alimentos todos os dias melhora a energia, principalmente a couve, que é rica em magnésio.

Dicas de alimentos para inserir no seu cardápio:

Tomate
Rico em licopeno e vitamina A.

Goiaba
Tem vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas.

Melancia
Rica em vitaminas A e C. Contém antioxidantes.

Beterraba
Tem vitamina C, zinco e o antioxidante betalaína, que diminui o risco de câncer.

Mamão
Contém antioxidante, vitamina C, flavonoides, vitaminas do complexo B e ácido fólico.

Pimentão vermelho
Fortalece o sistema imunológico, é rico em ferro. O teor de enxofre encontrado no pimentão é responsável por prevenir diversos tipos de cânceres.

Romã
Rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos.

Chá verde
Tem vitamina K, ácido fólico, riboflavina e ácido ascórbico.

Pimenta
Rica em capsaicina, é fonte das vitaminas A e C e flavonoides.

Açafrão
Tem ação anti-inflamatórias, é rico em ferro, cálcio, magnésio e vitamina C.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário