O poder dos chás para a saúde

Os chás têm propriedades emolientes, relaxantes que faz bem à saúde. - Foto: Divulgação

Alivio as dores e indisposições, digestivo, desintoxicante, hidratante, antioxidante, relaxante e estimulante. Esses são alguns dos benefícios trazidos pelos chás

Desde a época de nossos ancestrais, o chá é usado para várias finalidades. A bebida traz grandes benefícios à saúde que vão desde o auxílio a digestão, alivio de dores e indisposições, desintoxica o organismo, tem ação laxativa e diurética, hidratação do organismo, ação antioxidante, estimula o sistema imunológico, protege contra infecções, inclusive gripe, ação relaxar e melhora a ansiedade.

Desta forma, existem vários tipos de chás que podem ajudar também na luta contra a balança por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, aceleraram o metabolismo e a queima de gorduras.

Alguns chás que podem ajudar também na luta contra a balança. – Foto: Divulgação

Entretanto, se você tem a intenção de emagrecer, o nutricionista da Bio Mundo Rodrigo Rosa, explica que as pessoas devem ter cautela e não substituir uma refeição por chás.

“Deve-se tomar no máximo 3 xícaras diárias de chás e sempre estar aliado a uma alimentação saudável e uma boa rotina de exercícios físicos.”, disse.

Listamos alguns chás e seus benefícios. Confira a lista e encontre o que mais agrada o seu paladar!
  1. Chá Verde

As propriedades funcionais do chá são devidas ao seu conteúdo em polifenóis que auxiliam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Também desintoxica, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres.

Pesquisas mostram que substâncias encontradas no chá verde são responsáveis por acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. Mas cuidado para não exagerar, pois o chá verde tem uma boa concentração de cafeína.

  1. Chá Branco

Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.

  1. Chá Preto

O chá preto quando consumido diariamente pode trazer inúmeros benefícios a saúde. O mesmo tem potencial anticarcinogênico, antimutagênico e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

  1. Chá de Gengibre

Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta. O chá de gengibre ajuda na dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.

  1. Chá de Anis

É indicado para eliminação de gases estomacais, intestinais e cólicas intestinais. É digestivo e anti-inflamatório. O chá de anis estrelado é indicado para gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante. Excelente para melhorar a imunidade.

  1. Chá de Canela

É bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. O chá de canela também ajuda nas funções digestivas. Entretanto, não deve ser usado com muita frequência ou em concentrações muito altas, para evitar irritações.

  1. Chá de Camomila

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” acalma os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

Veja essa receita de chá de camomila:

  • Chá de Capim-Limão

O chá do capim-limão tem poderes calmantes, sedativos, em problemas gastrointestinais, em casos de febre e até dor de cabeça. Também facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos. Acalma os nervos e ajuda na depressão. Têm propriedades analgésicas, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.

  1. Chá de Rooibos ou Chá vermelho

A infusão do arbusto produz uma bebida avermelhada e com sabor adocicado, que combina com diversos blends. O Rooibos é naturalmente livre de cafeína e, por isso, não prejudica casos de insônia.

Dentre os flavonóides presentes no Rooibos, está a quercetina, que possui propriedades antiinflamatórias – com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular.

  1. Chá de Hortelã

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. A hortelã funciona como calmante e sedativo natural. Regula o intestino e alivia dores.

Os chás de hortelã é um dos mais procurados por ter ação analgésica. – Foto: Divulgação
  1. Chá de Erva-Cidreira

Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. A erva cidreira também ajuda a aliviar as dores de cabeça, combater os gases, aliviar as cólicas menstruais e intestinais e prevenir distúrbios renais.

  1. Chá de hibisco

De acordo com estudos, os flavonóides e outros compostos encontrados na planta de hibisco ajudam a neutralizar o inchaço influenciando. O chá de hibisco auxilia a evitar o acúmulo de gordura, tem ação diurética, controla o colesterol e faz bem para o cérebro.

  1. Chá de Erva Mate

A erva mate é cultivada e tomada aqui na América do Sul como medicamento há séculos. Há estudos que indicam que ela combate doenças, inclusive o câncer.

Algumas das enzimas antioxidantes mais importantes no corpo são induzidas pelo mate. Essa erva é rica em polifenóis e mostra uma grande atividade antioxidante. Pessoas que bebem chá mate experimentam um aumento significativo de uma enzima que promove o colesterol HDL (bom).

  1. Matcha

Este chá contém o mesmo componente presente no chá verde, porém em quantidades bem mais significativas. Estudos mostraram que o consumo de matcha tem efeitos benéficos para manter a mente calma e alerta, focada e produtiva, melhora na memória e humor, reduz o colesterol e aumenta a imunidade.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário