25 C
Vitória
sexta-feira, 28 fevereiro, 2020

O poder dos chás para a saúde

Leia Também

PRF registra diminuição de mortes na Operação Carnaval 2020

Segundo a PRF, o número de mortes foi reduzido, mas o número de ultrapassagens indevidas continua preocupante. O aumento foi de 121,53% no número...

Coronavírus: instituições adotam procedimentos para evitá-lo

Hotéis e agências de viagens estão adotando medidas para evitar o contágio do novo coronavírus utilizando os protocolos emitidos pelas organizações de saúde Evitar contato...

Comprovantes do IR devem ser enviados até hoje (28)

Informes são necessários para preencher declaração do IR As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de...

Covid-19: quais cuidados tomar?

Os cuidados devem ser os mesmos que com os outros tipos de vírus que causam doenças respiratórias A orientação é: mantenha sua higiene pessoal em...

Alivio as dores e indisposições, digestivo, desintoxicante, hidratante, antioxidante, relaxante e estimulante. Esses são alguns dos benefícios trazidos pelos chás

Desde a época de nossos ancestrais, o chá é usado para várias finalidades. A bebida traz grandes benefícios à saúde que vão desde o auxílio a digestão, alivio de dores e indisposições, desintoxica o organismo, tem ação laxativa e diurética, hidratação do organismo, ação antioxidante, estimula o sistema imunológico, protege contra infecções, inclusive gripe, ação relaxar e melhora a ansiedade.

Desta forma, existem vários tipos de chás que podem ajudar também na luta contra a balança por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, aceleraram o metabolismo e a queima de gorduras.

Alguns chás que podem ajudar também na luta contra a balança. – Foto: Divulgação

Entretanto, se você tem a intenção de emagrecer, o nutricionista da Bio Mundo Rodrigo Rosa, explica que as pessoas devem ter cautela e não substituir uma refeição por chás.

“Deve-se tomar no máximo 3 xícaras diárias de chás e sempre estar aliado a uma alimentação saudável e uma boa rotina de exercícios físicos.”, disse.

Listamos alguns chás e seus benefícios. Confira a lista e encontre o que mais agrada o seu paladar!
  1. Chá Verde

As propriedades funcionais do chá são devidas ao seu conteúdo em polifenóis que auxiliam a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Também desintoxica, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres.

Pesquisas mostram que substâncias encontradas no chá verde são responsáveis por acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. Mas cuidado para não exagerar, pois o chá verde tem uma boa concentração de cafeína.

  1. Chá Branco

Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.

  1. Chá Preto

O chá preto quando consumido diariamente pode trazer inúmeros benefícios a saúde. O mesmo tem potencial anticarcinogênico, antimutagênico e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

  1. Chá de Gengibre

Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta. O chá de gengibre ajuda na dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares.

  1. Chá de Anis

É indicado para eliminação de gases estomacais, intestinais e cólicas intestinais. É digestivo e anti-inflamatório. O chá de anis estrelado é indicado para gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante. Excelente para melhorar a imunidade.

  1. Chá de Canela

É bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. O chá de canela também ajuda nas funções digestivas. Entretanto, não deve ser usado com muita frequência ou em concentrações muito altas, para evitar irritações.

  1. Chá de Camomila

Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” acalma os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

Veja essa receita de chá de camomila:

  • Chá de Capim-Limão

O chá do capim-limão tem poderes calmantes, sedativos, em problemas gastrointestinais, em casos de febre e até dor de cabeça. Também facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos. Acalma os nervos e ajuda na depressão. Têm propriedades analgésicas, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.

  1. Chá de Rooibos ou Chá vermelho

A infusão do arbusto produz uma bebida avermelhada e com sabor adocicado, que combina com diversos blends. O Rooibos é naturalmente livre de cafeína e, por isso, não prejudica casos de insônia.

Dentre os flavonóides presentes no Rooibos, está a quercetina, que possui propriedades antiinflamatórias – com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular.

  1. Chá de Hortelã

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. A hortelã funciona como calmante e sedativo natural. Regula o intestino e alivia dores.

Os chás de hortelã é um dos mais procurados por ter ação analgésica. – Foto: Divulgação

  1. Chá de Erva-Cidreira

Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. A erva cidreira também ajuda a aliviar as dores de cabeça, combater os gases, aliviar as cólicas menstruais e intestinais e prevenir distúrbios renais.

  1. Chá de hibisco

De acordo com estudos, os flavonóides e outros compostos encontrados na planta de hibisco ajudam a neutralizar o inchaço influenciando. O chá de hibisco auxilia a evitar o acúmulo de gordura, tem ação diurética, controla o colesterol e faz bem para o cérebro.

  1. Chá de Erva Mate

A erva mate é cultivada e tomada aqui na América do Sul como medicamento há séculos. Há estudos que indicam que ela combate doenças, inclusive o câncer.

Algumas das enzimas antioxidantes mais importantes no corpo são induzidas pelo mate. Essa erva é rica em polifenóis e mostra uma grande atividade antioxidante. Pessoas que bebem chá mate experimentam um aumento significativo de uma enzima que promove o colesterol HDL (bom).

  1. Matcha

Este chá contém o mesmo componente presente no chá verde, porém em quantidades bem mais significativas. Estudos mostraram que o consumo de matcha tem efeitos benéficos para manter a mente calma e alerta, focada e produtiva, melhora na memória e humor, reduz o colesterol e aumenta a imunidade.

Leia Também:
Publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Comprovantes do IR devem ser enviados até hoje (28)

Informes são necessários para preencher declaração do IR As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de...

Cooperativa investe em projetos voltados à comunidade

Ao todo, o Sicoob investiu quase R$ 2 milhões em projetos, entre eles o Arte de Somar, que visa a conscientização sobre a administração...

Dólar aproxima-se de R$ 4,45, e bolsa cai 7% com coronavírus

Receio de impacto da doença sobre economia abalou mercados Os receios quanto ao impacto do novo coronavírus sobre a economia mundial afetaram fortemente o mercado...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Vida Capixaba

PRF registra diminuição de mortes na Operação Carnaval 2020

Segundo a PRF, o número de mortes foi reduzido, mas o número de ultrapassagens indevidas continua preocupante. O aumento foi de 121,53% no número...

Dramas cotidianos apresentados no Sônia Cabral

Mais do que entretenimento, peça “Porque eu” busca levar reflexão acerca de situações vivenciadas por um grupo de pessoas discriminadas pela sociedade. Apresentação será no...

1ª etapa Campeonato Capixaba Triathlon SPRINT 2020

Prova vai acontecer no dia 08 de março, na Praia de Camburi No próximo dia 08 de março, a Praia de Camburi será invadida por...

Grupo Tá na Mente lança DVD em Vitória

O grupo conhecido pelas músicas “Fica” e “Vida que Segue” lança seu DVD com participação da Mc Mirella O grupo carioca Tá na mente vem...
Continua após publicidade