Acupuntura como terapia complementar em tratamento de pets

A acupuntura é recomendada a animais que possuem problemas ortopédicos e neurológicos. - Foto: Divulgação

A acupuntura usada no Hospital Veterinário da UVV é aplicada em diversos casos clínicos

A acupuntura é uma terapia integrativa aplicada há milênios em tratamentos ao redor do mundo. A técnica utiliza agulhas para estimular certos pontos do corpo e tem ganhado força também no campo da Medicina Veterinária.

O uso da acupuntura em animais é indicado em casos como alterações de comportamento, problemas ortopédicos e neurológicos, paraplegias, convulsões, epilepsias, lombalgias, sequelas de cinomose e acidente vascular cerebral, gastrites, cistites, doenças metabólicas, entre outros.

O tratamento pode ser aplicado tanto em espécies domésticas quanto selvagens. É o que explica a professora do curso de Medicina Veterinária da UVV e responsável pelo Laboratório Células Tronco da instituição (LCET UVV), Dra. Betânia Souza Monteiro.

“Todas as espécies podem se beneficiar da acupuntura. Utilizamos agulhas, moxabustão e eletroestimulação para promover mobilização, circulação e desbloqueio de energia e sangue. Ela também é eficiente na busca por harmonização, equilíbrio e fortalecimento dos pacientes”, explica.

Para se informar sobre o valor do tratamento com acupuntura ou agendar uma avaliação inicial, é necessário falar com a recepção do Hospital Veterinário da UVV.

Onde fazer?

Frequentemente usada como terapia complementar no Hospital Veterinário da Universidade Vila Velha, a acupuntura é um tratamento acessível a todos, segundo Betânia. “Toda a comunidade pode ser atendida pelo serviço. Em alguns casos, existe a necessidade de o animal passar por atendimento prévio na Clínica Médica ou na Clínica Cirúrgica da UVV. Cabe salientar que o tratamento é associado a métodos tradicionais e medicamentos.”

O Hospital Veterinário da UVV aplica a acupuntura nos animais. – Foto: Divulgação

As sessões no Hospital Veterinário da UVV são realizadas por professores, egressos e alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição. Em apenas alguns casos não são indicadas.

“Evitamos essa terapia em pacientes extremamente assustados, subnutridos, muito idosos e fêmeas gestantes. Neste último caso, porque existem pontos que podem desencadear o aborto”, finaliza a professora.

Hospital Veterinário UVV
Endereço: Rua Viana, Av. Boa Vista, s/nº, Vila Velha – ES
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 16h.
Telefone: (27) 3421-2152
Site: hv.uvv.br

Saiba como chegar:

Leia Também:
Conteúdo Publicitário