As transações das empresas capixabas durante a Black Friday em 2022 representaram um aumento de 21,44% se comparadas a 2021
Por Amanda Amaral
As transações de empresas capixabas via e-commerce durante a Black Friday, que aconteceu na última semana, apresentaram um volume de R$ 1,2 bilhão em vendas. Isso representa um aumento de 21,44% se comparado ao mesmo período de 2021.
A avaliação é da Gerência Fiscal (Gefis), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que comprovou também que outros estados do Brasil compraram mais do Espírito Santo em 2022 durante o período da Black Friday. Destaque para o crescimento de 102,49% das vendas para o estado do Tocantins, norte do Brasil.
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O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, explica que os números mostram que o Espírito Santo é um importante corredor logístico nacional. “Demonstra ainda que os incentivos à instalação de empresas atacadistas e Centros de Distribuição em terras capixabas deram resultados”, disse o secretário.
Além disso, os dados da Sefaz também apontam para um aumento de 14,65% nas aquisições de consumidores capixabas em vendas on-line. “Na análise, 2021 somou R$ 291.381.496,32 comprados pelos capixabas contra R$ 334.058.721,88 de 2022”, contou o auditor fiscal, Luiz Carlos Lessa.
Produtos mais vendidos
Gerente de Fiscalização, o auditor fiscal, Lucas Calvi de Souza, cita os itens mais comprados pelos capixabas.
“Telefonia, monitores e projetores, computadores, linha branca, pneumáticos e refrigeração. Outro destaque foi o expressivo volume de compras de painéis fotovoltaicos por consumidores finais, visto que a legislação do setor será impactada ao final desse ano”, disse.
Na Black Friday de 2022, a Sefaz analisou apenas vendas no e-commerce. Os dados foram extraídos das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas no período compreendido entre 20 e 29 de novembro dos anos 2021 e 2022.
Com informações da Sefaz.