28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Tadeu Marino presta contas de trabalho à frente da Sesa

O secretário falou sobre a pandemia, a imunização contra Covid e outras doenças, os investimentos públicos e os processos judiciais contra o Estado

Redação Next Editorial

As ações e investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foram apresentados pelo titular em exercício da pasta, José Tadeu Marino, em audiência pública nesta sexta-feira (2). Em mais de 5 horas de reunião, Marino falou aos deputados do colegiado de Saúde sobre as atividades relativas aos primeiros oito meses do ano. Um dos temas de destaque foi o combate à Covid-19.

- Continua após a publicidade -

No enfrentamento à pandemia, Marino afirmou que os capixabas vivem a sexta onda da doença por causa de duas subvariantes da ômicron. Os dados apresentados mostram que o número de casos registrados em novembro passou para 25.183 – em outubro foram apenas 735. Em relação às mortes causadas, em novembro houve 16, contra 4 em outubro.

Sobre a imunização contra o coronavírus, Tadeu Marino destacou que o percentual de cobertura vai caindo conforme o complemento das doses. Capixabas vacinados com a primeira ou dose única representam 94% (3.567.402 pessoas), enquanto os que receberam a segunda dose de reforço (D4) somam apenas 23% (903.263). A baixa procura das crianças também foi salientado.

“O que está acontecendo, que as famílias não levam seus filhos para vacinar. Perdemos o medo da doença”, questionou, fazendo referência ao fato de que apenas 154 crianças de 6 meses a 3 anos haviam sido vacinadas até sábado passado, no Espírito Santo. O proposto pelo Ministério da Saúde (MS) é 13.400 meninos e meninas nessa faixa etária. “Ainda a gente precisa ter cuidado”, frisou ele sobre as medidas de proteção.

Dentro do tema, detalhou os gastos financeiros com ações contra o novo coronavírus. “Até agora, desde o começo da pandemia, entre recursos federais e estaduais e outras fontes, já foram investidos R$ 1.702.449.546 para enfrentar o Sars-Cov”, disse.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA