Pais devem se atentar à alimentação das crianças na volta às aulas

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As crianças devem consumir alimentos saudáveis. - Foto: Reprodução

A preocupação com os pequenos vai além do material escolar e passa também pela readaptação aos horários e alimentação saudável

Para muitos, este período é caracterizado pelas férias, mas também é aquele momento ideal para começar a se organizar com as crianças para o retorno do ano letivo. Com o carnaval em fevereiro, o recesso para muitos estudantes ficou mais curto. E, além do material escolar e do uniforme, é importante já ir começando a se readaptar a rotina para não sentir muito a diferença quando o despertador acordar mais cedo ou a alimentação voltar a ficar mais regrada e saudável com horários para as refeições.

Em nome da praticidade, muita gente recorre aos produtos de marcas já tradicionais, mas que nem sempre estão preocupados com a qualidade nutritiva dos alimentos. Por isso, novas empresas têm apresentado boas soluções para os consumidores, que querem oferecer algo mais saudável para os pequenos.

Ficar atento as embalagens e as informações nos rótulos dos alimentos é muito importante. – Foto: Reprodução

O nutricionista da Bio Mundo, Rodrigo Rosa, destaca que é importante ficar atento as embalagens e as informações nos rótulos sobre a quantidade de sódio e açúcares, além de observar os nutrientes contidos em cada produto.

“Na hora de montar a lancheira, é importante não deixar de fora alguns nutrientes, como: uma porção de carboidrato do grupo dos cereais, uma porção de proteína e uma porção de frutas e verduras”, diz Rosa.

Cereais, frutas, alimentos com fibras e menor teor de gordura, sucos naturais ou com polpas e pães integrais estão na lista das recomendações. “É possível substituir alguns produtos tradicionais na lancheira dos pequenos, como biscoitos de polvilho e tipo Maria ou de maizena, por um mix de frutas secas, por exemplo, ou outros tipos de snacks saudáveis, como os que são feitos com frutas ou assados com opções doces e salgadas”, comenta.

As barrinhas de cereais são importantes na alimentação das crianças durante a volta às aulas. – Foto: Shutterstock

Confira a lista de sugestões para o lanche das crianças na volta as aulas:
Snacks assados.
Sucos de frutas integrais.
Mix de frutas secas e nozes.
Pães e biscoitos integrais.
Barrinhas de cereais (muita atenção com o teor de açúcar).
Iogurtes.


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