As vendas do comércio capixaba cresceram 7,5% em oito meses em razão dos gastos com equipamentos e materiais de informática e escritório
Por Amanda Amaral
As vendas do comércio capixaba apresentaram alta de 7,5% entre janeiro e agosto de 2022, considerando os bens não-duráveis e semi-duráveis. A alta foi puxada pelo segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (61,6%); artigos de uso pessoal e doméstico (15,4%); e combustíveis e lubrificantes (14,3%).
As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Espírito Santo, a análise regional é feita pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
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Comércio restrito e ampliado
O comércio restrito (bens não duráveis e semi-duráveis) ficou praticamente estável no período, com variação negativa de 0,4%. Frente ao mesmo mês do ano passado, no entanto, obteve alta de 6,1% e queda de 5,8%, respectivamente.
O comércio ampliado – que inclui os segmentos de veículos e matérias de construção, também apresentou elevação de 0,5% se comparado aos oito meses de 2021. Já na comparação de julho com agosto, no indicador ampliado a alta foi de 0,8%.
Desaceleração das vendas

“A desaceleração das vendas, se observada a variação mês a mês desde abril, mostra que a inflação continua exercendo impacto na capacidade de compra das famílias. Além disso, o ciclo dos juros ainda permanece alto. Com isso, as dívidas adquiridas pelas famílias ficam mais caras e freiam novas compras”, destaca a análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Contudo, o comércio capixaba se encontra no patamar superior ao da pré-pandemia, sendo 16,4% acima de fevereiro de 2020 para o comércio restrito e 9,0% acima no ampliado.
De acordo com a equipe da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, para os próximos meses, se houver continuidade na queda da inflação, os demais indicadores deverão reagir positivamente. “Nesse contexto, a expectativa continua otimista, pois as medidas de incremento à renda e a recuperação do mercado de trabalho deverão dar suporte ao consumo para as vendas de final de ano”, ressalta a divulgação.
Sobre a pesquisa
A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio no país e nas unidades da federação, a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com dois meses de defasagem e podem sofrer atualizações na divulgação seguinte.
Crescimento das vendas no Espírito Santo:
Comércio restrito
Agosto de 2022 e Julho 2022 – -0,4%
Agosto de 2021 e agosto de 2022 – +6,1%
Acumulado até agosto de 2022 – +7,5%
Comércio ampliado
Agosto de 2022 e Julho 2022 – +0,8%
Agosto de 2021 e agosto de 2022 – -5,8%
Acumulado até agosto de 2022 – +0,5%
Fonte: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Com informações da Fecomércio-ES.