22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Volume de vendas do comércio no ES cai em agosto

A queda de 0,4% nas vendas foi puxada pelo setor de Livro, Jornais, Papelaria, que retraiu na variação mensal -11,6

Por Amanda Amaral

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo obteve queda no mês de agosto de 0,4% se comparado a julho. O resultado da comparação mensal foi abaixo do desempenho do Brasil (-0,1%), o nono pior entre as unidades da Federação (UFs).

- Continua após a publicidade -

O pior desempenho nesta base de comparação foi de Sergipe (-2,2%) e o melhor foi da Paraíba (+27,1%). Já na comparação interanual, o setor registrou crescimento de 6,1%, acima da média nacional (1,6%), oitavo lugar entre os estados brasileiros.

As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 07 de outubro.

Varejo restrito

A queda na comparação mensal foi puxada pelos setores de Tecido, Vestuário e Calçados (-7,7) e Móveis e Eletrodomésticos (-7,6). Na comparação com o mês anterior, obtiveram alta os setores de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação (+33,7%) e Combustíveis e lubrificantes (+22,0%), em razão da queda nos preços, segundo resenha divulgada pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Também houve desempenho positivo nos setores de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (+21,9%); Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (+8,2%); e Artigos farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos (+5,6%). Já no acumulado no ano, o volume de vendas do varejo restrito atingiu +7,5%, enquanto no acumulado em 12 meses, o incremento foi de +5,5%.

Varejo ampliado

Já o varejo ampliado teve redução de -2,4% no volume de vendas, influenciada por Veículos, Motocicletas Partes e Peças (-14,0%), visto que Material de Construção (+12,8%), demonstrou crescimento, na comparação interanual. Nas demais bases de comparação, o volume de vendas do varejo ampliado registrou ligeiro aumento 0,1% no acumulado no ano e subiu 1,0% no acumulado em 12 meses.

Receita nominal

Volume de vendas do comércio no ES cai em agosto
A equipe do IJSN elaborou uma resenha com os números da Pesquisa Mensal do Comércio. Foto: Divulgação/IJSN

A receita nominal do varejo restrito cresceu em todas as medidas de desempenho, exibindo incremento de +20,6% na comparação interanual, +22,8% no acumulado no ano e +20,1% no acumulado em 12 meses.

No varejo ampliado, por sua vez, a receita nominal teve ampliação de +12,8% na comparação interanual, +15,8% no acumulado no ano e + 16,2% no acumulado em 12 meses. De acordo com a resenha do IJSN, “em ambos os casos, é possível observar um descolamento entre as trajetórias do volume de vendas e da receita nominal, o que evidência a pressão inflacionária sobre o setor no Espírito Santo”. No mês, o indicador recuou -0,1% no país, mostrando estabilidade nas vendas do comércio varejista. Contudo, é o terceiro mês consecutivo que o indicador registrou taxa negativa. 

Com informações do IJSN. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA