Também houve crescimento no comércio restrito (1,1%) e no ampliado (11,9%) entre março e fevereiro deste ano
Por Amanda Amaral
No acumulado do primeiro trimestre de 2022, as vendas do comércio restrito e do ampliado registraram crescimento, respectivamente, de 8,8% e 5,1%, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio).
O varejo restrito cresceu 10%, na comparação entre março de 2021 e março de 2022. Já entre março e fevereiro deste ano, cresceu 1,1%. É a quarta alta consecutiva da modalidade nos últimos quatro meses.
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Contudo, cabe ressaltar que, as vendas no ampliado, registraram a primeira alta do ano, com crescimento de 11,9% na comparação mensal. Com relação a março do ano anterior, o crescimento foi de 10%.
O crescimento mensal mais significativo das vendas tem sido freado pela pressão nos preços e pelo aumento das taxas de juros, de acordo com a avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
Sem Crescimento Robusto
“Com o prolongamento dessa situação, é possível que a recuperação do mercado de trabalho que vinha sustentando certo nível de consumo seja neutralizada. Nesse contexto, entra em cena a disponibilização de recursos extraordinários na economia brasileira, como o saque do FGTS e o 13º dos aposentados, o que ajudará a manter o ritmo de crescimento entre 1% a 2% por mês no comércio do Espírito Santo, mas sem expectativas de crescimentos mais robustos no curto prazo”, pontuou.
Performance Brasileira
No Brasil, o comércio restrito subiu 1,0% em março de 2022 frente a fevereiro. Em relação a março de 2021 cresceu 4,0%. O comércio ampliado cresceu 0,7% na comparação mensal e 4,5% em relação a março de 2021.
Comparando março de 2022 com março de 2021, houve alta nas vendas do comércio restrito em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Ceará (20,4%), Distrito Federal (19,6%) e Amapá (17,9%). Os destaques negativos foram para Amazonas (-6,8%) e Sergipe (-4,4%).
Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 22 Estados, com destaque para Goiás (19,1%), Tocantins (15,3%) e Amapá (14,9%). Os destaques negativos foram para Amazonas (-9,6%) e Pernambuco (-4,1%).
Sobre a Pesquisa
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Vale destacar que o varejo restrito analisa a performance do comércio de bens não-duráveis e semiduráveis, já o ampliado engloba também os bens duráveis, o que inclui veículos, motocicletas, peças e partes, além da construção civil.
Com informações da Fecomércio-ES.