24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES: Vendas do comércio acumulam alta de 6,4% no ano

Já na comparação entre outubro e setembro, o volume de vendas do comércio caiu

Por Amanda Amaral

O volume de vendas do comércio, de janeiro a outubro, no segmento restrito, que exclui veículos e materiais de construção, acumula alta de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com o mês anterior, houve retração de 0,6%. Se comparado outubro de 2022 com o de 2021, o crescimento é de 2,5%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a análise dos dados do Espírito Santo realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Na comparação mensal, os resultados de outubro apontaram alta de 1,0% no comércio ampliado (incluindo veículos e materiais de construção) em relação ao mês de setembro. Na variação interanual, houve queda de 1,1%. A alta acumulada no ano também é negativa, -0,3%.

Segmentos em destaque

Cinco dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em outubro sobre o mesmo período do ano anterior, com destaque para “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” (+25,5%). Por outro lado, “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” foi o que se destacou negativamente com queda de 20,7%.

- Continua após a publicidade -

Esse resultado foi sustentado, principalmente no primeiro semestre, pelas medidas de incremento à renda, estabelecidas pelos governos, juntamente com a recuperação do mercado de trabalho, segundo a Fecomercio-ES divulgou.

Pandemia da Covid-19

“O comércio capixaba também apresenta melhor desempenho que antes da pandemia. Sobre fevereiro de 2020, o faturamento das empresas cresceu 13% no segmento restrito e 11% no ampliado”, destaca a análise da Federação.

vendas do comércio
O comércio ampliado inclui a venda de veículos e materiais de construção. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A entidade destacou ainda que os dados mensais apontam uma variação que ainda reflete certo receio dos consumidores, por conta dos juros altos, que interferem no endividamento e acesso ao crédito, apesar da retomada do mercado de trabalho e pagamentos de auxílios do governo.

“As datas festivas de fim de ano, importantes para as vendas, juntamente com o pagamento do 13° salário, deverão garantir o reaquecimento do consumo no curto prazo. As atenções se voltam para a perspectiva de crescimento econômico no próximo ano diante dos vários desafios, internos e externos”, diz a nota da Fecomercio-ES.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal do Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no país, a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Os dados são divulgados com dois meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA