31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Vandinho quer inclusão do Maio Laranja no calendário oficial

Proposta de Vandinho Leite tem o objetivo de ampliar as campanhas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil no ES

Por Redação

Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo discute incluir no calendário oficial do Estado de datas comemorativas a campanha Maio Laranja, voltada a prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A medida, de autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB), propõe ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no estado.

- Continua após a publicidade -

O PL determina que a administração estadual promova anualmente, no mês de maio, atividades para conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente.

Fica instituído que o governo deverá realizar ações de mobilização e sensibilização, envolvendo a sociedade civil organizada, com foco na reflexão para as formas de enfrentamento da problemática.

A campanha deve englobar também ações de debate e prevenção nas escolas públicas e privadas do Estado. A proposta do parlamentar prevê a fixação de cartazes nas escolas com informações específicas na denúncia de casos, como o Disque 100 para denúncias sobre abuso, violência e assédio sexual infantojuvenil; número dos telefones do Conselho Tutelar; mensagens e informações que contribuam para que as vítimas denunciem abusos sofridos.

Vandinho defende a importância de instituir no estado medidas efetivas de conscientização. “A campanha Maio Laranja é muito importante para que a sociedade possa colocar no centro dos debates a necessidade de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, já que as consequências para a vida das vítimas são muito sérias e podem se tornar irreversíveis” pontuou.

Maio Laranja

A campanha Maio Laranja já existe em âmbito nacional, por meio da Lei federal 14.432/2022. As ações são desenvolvidas em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

A data foi instituída pela Lei 9.970/2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA