25 C
Vitória
domingo, 20 setembro, 2020

Serra 463 anos: município rico em belezas e negócios

Leia Também

Menos de 14% dos aplicativos contam com recursos de acessibilidade

Menos de 14% dos aplicativos disponíveis para sistema Android contam com um recurso de acessibilidade fundamental para pessoas com deficiência visual: a descrição de...

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Intitulado "Inesquecível", documentário será exibido pela TV Escola, e vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças...

Pandemia faz mulheres adiarem planos de ter filho

Segundo um estudo realizado pela empresa Famivita, que desenvolve produtos ligados à fertilidade, 1 em cada 3 mulheres alterou seus planos de gravidez na pandemia

A Serra completou mais um ano nesse domingo (08) e contou com diversas atividades religiosas e culturais

Um município que atrai negócios e é rico em belezas. Esta é a Serra, que completou 463 anos nesse domingo (08), data em que também é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

Com área de 551 km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e ondulações em forma de chapadas.

O litoral capixaba fica ainda mais exuberante com as lindas praias localizadas no município. E praia é o que não falta para cidadãos e turistas visitarem. Entre as que se destacam estão: Praia de Jacaraípe, Bicanga e Manguinhos.

A praia de Manguinhos é uma das mais visitadas por turistas. – Foto: Aline Pagotto / Next Editorial

Os negócios também estão muito presentes no município. A Serra dispõe de excelentes opções para abrigar novos empreendimentos em seus polos empresariais. Esses espaços estão integrados à infraestrutura local e ao sistema logístico, viabilizando as mais diversas atividades econômicas.

“Estrategicamente posicionada no Espírito Santo, a Serra tem uma economia diversificada e em crescimento, que corresponde a 16,7% de toda a riqueza produzida no Estado. O município registra o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, entre os 78 municípios”, afirma o prefeito da cidade, Audifax Barcelos.

História

A colonização do município foi iniciada com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição onde, em 1556, foram alojados os índios de Maracajaguaçu, que vieram da Ilha de Paranapuã, no Rio de Janeiro, sob a orientação do padre Braz Lourenço, conforme recomendação do Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

A Serra, em 1937. – Foto: Divulgação

Mas antes de 1535 a Serra era habitada pelos Índios Tupiniquins que vivam no litoral. Desta forma, muitos monumentos localizados no município foram erguidos com a mão de obra indígena, como a Igreja e Residência dos Reis Magos, que recebeu uma reforma e foi aberta à visitação neste mês. Veja aqui como visitá-la!

Além disso, a região passou a ser chamada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma serra.

Comemorações

Para celebrar o aniversário da Serra, a prefeitura criou um calendário em que haverá missas e barraquinhas de comidas. Na sexta-feira (6), foi realizada a apresentação da banda Estrela dos Artistas às 21h. No sábado (7), foi o show de forró às 21h30. Já no domingo (8), tem procissão às 18h e show com Diego Fernandes no encerramento das comemorações, às 21h.

Já nesta segunda-feira (9), será realizada uma missa às 19h. Nesse mesmo dia, uma carreta natalina passa pelo local, e contará com a presença do Papai Noel.

Integrante do circuito folclórico, religioso e cultural da Serra, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Leia Também:
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.

Avós: uma contribuição valiosa para o desenvolvimento infantil

Os avós, muitas vezes acaba sendo uma espécie de “segunda mãe” de meninos e meninas cujos pais têm que cumprir longas jornadas de trabalho ou estudos.

Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida!

A maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

OCDE melhora perspectiva para economia mundial e para o Brasil em 2020

A economia global parece estar se recuperando do baque provocado pelo novo coronavírus mais rápido do que se imaginava há apenas alguns meses graças...

Guedes diz que ‘cartão vermelho’ de Bolsonaro não foi direcionado a ele

O ministro lembrou que, desde início, o presidente disse que não queria consolidar programas sociais para criar o Renda Brasil, e que foi uma decisão política

Ainda acreditamos que é possível acoplar IVA federal com estadual, diz Guedes

O ministro ainda disse que é natural que os Estados façam esse movimento, com o maior peso de serviços na economia, mas "não podem espremer os municípios."

Vida Capixaba

Circuito Cultural homenageia as crianças em outubro

A 12ª edição do evento, que acontece em formato virtual, já atingiu público de mais de 8 mil pessoas Outubro é o mês das crianças...

Qualificar ES abre mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos no Estado

As vagas serão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição e serão disponibilizadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia,...

Detran|ES e Hemoes realizam ação para estimular doação de sangue

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) realizaram, nesta quinta-feira...

Alerta de chuva forte e volumosa para o Sudeste

A passagem de uma frente fria irá promover a atuação de instabilidades e ocorrência de chuva sobre áreas do estado de São Paulo, Rio...
Continua após publicidade