23.3 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Serra cria Academia Estudantil de Letras

Leia Também

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, são ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino...

O padrinho do projeto é o membro da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio

Os estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adultos (EJA) da Serra vão ganhar um ambiente de leitura e debate totalmente novo e se tornarão agentes de promoção da literatura no município.

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) vai lançar no início do ano letivo de 2020 a primeira Academia Estudantil de Letras da Serra (Aceles). E para apadrinhar e orientar esse projeto, a Sedu convidou o professor doutor, escritor e membro da Academia Espírito-santense de Letras Francisco Aurélio.

Ao todo, 30 alunos serão selecionados para integrar a academia enquanto estiverem estudando no ensino público municipal. A forma de seleção dos participantes ainda está em definição pela Sedu. Mas, o secretário da pasta, Gelson Junquilho, adiantou que entre os requisitos está o gosto pela leitura e pela escrita. “Também vamos levar em conta as recomendações dos professores. E já sabemos de fortes candidatos a essas vagas, como alunos que publicaram livros na Serra”.

A Sedu informou que os estudantes membros da Academia terão o compromisso de realizar visitas a escolas e creches da cidade, a fim de promover rodas de conversa sobre autores da literatura nacional e incentivar a leitura entre os estudantes.

“Estamos animados, pois muitos projetos estão sendo tirados do papel. Vamos envolver, cada vez mais, os estudantes da Serra na prática da escrita e leitura. No ano que vem, por exemplo, também vamos lançar a I Feira Literária da Serra, promovida pela Sedu. Acontecerá em setembro”, anunciou Junquilho.

Além dessas novidades, a secretaria municipal de Educação destaca que investe constantemente na formação de professores, para capacitá-los a criar ambientes e dinâmicas que atraiam as crianças para a leitura e a escrita. Debates, exposição, feiras literárias, cantinhos da leitura e muitas outras ações são trabalhadas, de forma rotineira, pelos professores da rede de ensino.

Leia também
Matéria AnteriorAGITO ES
Próxima MatériaBanestes anuncia crédito mais barato
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Vida Capixaba

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.
Continua após publicidade