23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Serra cria Academia Estudantil de Letras

O padrinho do projeto é o membro da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio

Os estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adultos (EJA) da Serra vão ganhar um ambiente de leitura e debate totalmente novo e se tornarão agentes de promoção da literatura no município.

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) vai lançar no início do ano letivo de 2020 a primeira Academia Estudantil de Letras da Serra (Aceles). E para apadrinhar e orientar esse projeto, a Sedu convidou o professor doutor, escritor e membro da Academia Espírito-santense de Letras Francisco Aurélio.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, 30 alunos serão selecionados para integrar a academia enquanto estiverem estudando no ensino público municipal. A forma de seleção dos participantes ainda está em definição pela Sedu. Mas, o secretário da pasta, Gelson Junquilho, adiantou que entre os requisitos está o gosto pela leitura e pela escrita. “Também vamos levar em conta as recomendações dos professores. E já sabemos de fortes candidatos a essas vagas, como alunos que publicaram livros na Serra”.

A Sedu informou que os estudantes membros da Academia terão o compromisso de realizar visitas a escolas e creches da cidade, a fim de promover rodas de conversa sobre autores da literatura nacional e incentivar a leitura entre os estudantes.

“Estamos animados, pois muitos projetos estão sendo tirados do papel. Vamos envolver, cada vez mais, os estudantes da Serra na prática da escrita e leitura. No ano que vem, por exemplo, também vamos lançar a I Feira Literária da Serra, promovida pela Sedu. Acontecerá em setembro”, anunciou Junquilho.

Além dessas novidades, a secretaria municipal de Educação destaca que investe constantemente na formação de professores, para capacitá-los a criar ambientes e dinâmicas que atraiam as crianças para a leitura e a escrita. Debates, exposição, feiras literárias, cantinhos da leitura e muitas outras ações são trabalhadas, de forma rotineira, pelos professores da rede de ensino.

Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima matéria

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA