Jovens se formam em projeto de empreendedorismo gratuito

Foto: Jaes

O programa, desenvolvido pela Junior Achievement Espírito Santo, permite que os estudantes tenham uma imersão no mundo dos negócios

Quatrocentos e cinquenta estudantes de 17 escolas públicas e privadas que cursam o Ensino Médio se formaram no programa Miniempresa, desenvolvido de forma gratuita pela Junior Achievement Espírito Santo (JAES).

A formatura ocorreu na quarta-feira (28), na Fábrica de Ideias, em Vitória, e contou com a participação do diretor de implantação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Tadeu Pissinati, a subsecretária de Estado da Educação, Andrea Guzzo, além de representantes da JAES, como Otacílio Coser e Lia Mônica Delpupo.

O diretor de implantação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Tadeu Pissinati, a subsecretária de Estado da Educação, Andrea Guzzo, além de representantes da JAES, como Otacílio Coser e Lia Mônica Delpupo. – Foto: Divulgação / Jaes

Nesse ano, estudantes de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Santa Maria de Jetibá e Colatina participaram do programa, com cerca de 60 voluntários envolvidos.

O projeto tem como objetivo estimular o empreendedorismo na prática e teve a duração de quatro meses. Nele, os estudantes criaram a própria empresa e receberam conceitos variados de empreendedorismo e livre iniciativa em encontros semanais nas próprias escolas.

A estudante Sabrina Moreira, 17, contou que leva uma enorme bagagem dos quatro meses de projeto. “O Miniempresa nos ensinou a pensar grande, querer o melhor e, principalmente, trabalhar muito e em equipe para que nossos objetivos fossem alcançados. Por isso, posso dizer que, sem dúvidas, o projeto mudou nossas vidas”, afirmou.

Para a diretora executiva da JAES Elaine Lima, “a perenidade do programa se dá por um conjunto de fatores que vão desde a qualidade no material utilizado, na energia dos voluntários e principalmente pela criação de oportunidade a jovens estudantes do Ensino  Médio, de ingressarem no mercado de trabalho mais qualificados e até  dispostos a abrir seu próprio negócio”.

Programa Miniempresa

O programa Miniempresa atende às escolas parceiras da Junior Achievement Espírito Santo no período de quatro meses. Durante as aulas, os estudantes criam a própria empresa e recebem conceitos variados de empreendedorismo e livre iniciativa em encontros semanais nas próprias escolas. Além disso, elaboram os próprios produtos, realizam relatórios, calculam lucro, pagam acionistas e passam por toda a experiência em ser dono de um empreendimento.

Durante o projeto, as aulas são ministradas por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, produção e vendas. Na formatura, evento final do programa, todos os alunos recebem uma certificação da JAES.

Conteúdo Publicitário