32.4 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Jovens se formam em projeto de empreendedorismo gratuito

Leia Também

Novas leis sancionadas para o enfrentamento ao novo coronavírus

O governador Renato Casagrande sancionou cinco leis nas áreas econômica, social e de segurança pública, publicadas hoje (07), no Diário Oficial.

Governo decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (09)

De acordo com o governo, a medida é para colaborar com o distanciamento social. Também não haverá expediente na sexta-feira (10). 

Isolamento social: cuidado redobrado com as crianças em casa

Nesse período pode aumentar a incidência de acidentes domésticos, como quedas que podem acabar em traumas dentais, além de estimular a má alimentação.

Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

Instituição multilateral elenca melhores práticas comerciais para enfrentar a pandemia. Saiba mais! 

O programa, desenvolvido pela Junior Achievement Espírito Santo, permite que os estudantes tenham uma imersão no mundo dos negócios

Quatrocentos e cinquenta estudantes de 17 escolas públicas e privadas que cursam o Ensino Médio se formaram no programa Miniempresa, desenvolvido de forma gratuita pela Junior Achievement Espírito Santo (JAES).

A formatura ocorreu na quarta-feira (28), na Fábrica de Ideias, em Vitória, e contou com a participação do diretor de implantação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Tadeu Pissinati, a subsecretária de Estado da Educação, Andrea Guzzo, além de representantes da JAES, como Otacílio Coser e Lia Mônica Delpupo.

O diretor de implantação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Tadeu Pissinati, a subsecretária de Estado da Educação, Andrea Guzzo, além de representantes da JAES, como Otacílio Coser e Lia Mônica Delpupo. – Foto: Divulgação / Jaes

Nesse ano, estudantes de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Santa Maria de Jetibá e Colatina participaram do programa, com cerca de 60 voluntários envolvidos.

O projeto tem como objetivo estimular o empreendedorismo na prática e teve a duração de quatro meses. Nele, os estudantes criaram a própria empresa e receberam conceitos variados de empreendedorismo e livre iniciativa em encontros semanais nas próprias escolas.

A estudante Sabrina Moreira, 17, contou que leva uma enorme bagagem dos quatro meses de projeto. “O Miniempresa nos ensinou a pensar grande, querer o melhor e, principalmente, trabalhar muito e em equipe para que nossos objetivos fossem alcançados. Por isso, posso dizer que, sem dúvidas, o projeto mudou nossas vidas”, afirmou.

Para a diretora executiva da JAES Elaine Lima, “a perenidade do programa se dá por um conjunto de fatores que vão desde a qualidade no material utilizado, na energia dos voluntários e principalmente pela criação de oportunidade a jovens estudantes do Ensino  Médio, de ingressarem no mercado de trabalho mais qualificados e até  dispostos a abrir seu próprio negócio”.

Programa Miniempresa

O programa Miniempresa atende às escolas parceiras da Junior Achievement Espírito Santo no período de quatro meses. Durante as aulas, os estudantes criam a própria empresa e recebem conceitos variados de empreendedorismo e livre iniciativa em encontros semanais nas próprias escolas. Além disso, elaboram os próprios produtos, realizam relatórios, calculam lucro, pagam acionistas e passam por toda a experiência em ser dono de um empreendimento.

Durante o projeto, as aulas são ministradas por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, produção e vendas. Na formatura, evento final do programa, todos os alunos recebem uma certificação da JAES.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade