“Barca do Inferno” ganha adaptação e será apresentado neste fim de semana

Foto: Lara Santana

O clássico do escritor Gil Vicente estará em cartaz nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Espaço Cultural Abel Santana

Muitos falam sobre a vida após a morte e dizem que existem dois caminhos completamente opostos: o céu e o inferno. Este assunto será abordado na releitura bem-humorada de “Auto da Barca do Inferno”, clássico do escritor Gil Vicente, que estará em cartaz neste sábado (31) e domingo (1º), no Espaço Cultural Abel Santana, em Vitória.

Adaptada pelo Grupo de Teatro Arte Oficina, a peça mostra o julgamento de pessoas comuns, que, ao chegarem ao purgatório, vão responder pelos seus atos na terra, em uma luta entre o bem e o mal.

“É claro que todos querem ir para o céu, mas apenas alguns terão esse prazer”, diverte-se o diretor da peça, Abel Santana, que também faz parte do elenco, interpretando o Diabo.

Em cena, o Diabo (Abel Santana) se encarrega de acusar os outros personagens, que estão no purgatório aguardando julgamento, de seus inúmeros pecados e condutas ruins, o Anjo (Jennifer Marques), de forma firme e justa, mostra aos pecadores suas falhas e impede o acesso deles ao reino dos céus, a Judia (Grasie Fink), personagem que, por não ser cristã, tem um fim surpreendente, pois nem na barca do céu e nem na do inferno entrará e as divertidas Diabetes (Janini Pagani e Lara Santana), que são as assistentes do diabo e, junto com ele, farão os temas mais sérios da peça serem levados ao público de forma leve e bem-humorada. Elas juntamente com o “chefe” se encarregam de acusar os pecadores de seus pecados no momento do juízo.

Abel Santana explica que adaptações foram feitas ao texto para torná-lo mais atrativo. “Essas personagens não existem no texto original e foram incluídas na nossa releitura para levar humor ao texto. Inclusive o nome é com objetivo cômico”, conta.

O elenco é formado ainda pelos atores Ramon Siqueira, Nara Gomes, Marcelo Monteiro, Vitor Gomes, Khenia Fernandes, Flávio Siqueira, Marcos Malacarne, Thina Goltara, Delza Marim, André Afonso, Joelma Neves, Lorena Riani, Letícia Carvalho, Adriana Martinez, Kiara Martinez, Thuani Petri e Izabelle Guimarães.

Sobre a obra

Escrito em 1517, o Auto da Barca do Inferno, também conhecido como Auto da moralidade, apresenta vários personagens que estão mortos e chegam a um porto onde há duas embarcações: uma é chefiada pelo Anjo, que conduz ao paraíso e a outra, pelo Diabo, que vai para o inferno. Cada personagem terá de enfrentar seu destino.
A obra integra a Trilogia das Barcas, que contempla também o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória, todas escritas pelo pai do teatro português, Gil Vicente.

A Barca do Inferno
Data: 31 de agosto e 1º de setembro
Horário: 31/08 – às 18h30 e às 21h e 1º/9, às 18h30 e às 21h
Local: Espaço Cultural Abel Santana
Endereço: Avenida Dante Michelini, nº 501 – Vitória
Ingressos: R$20 (meia entrada)
Ponto de venda: Secretaria da Oficina de Atores Abel Santana.
Classificação: 12 anos
Informações – 3082-7855 / 99860-8670 ou [email protected]

Conteúdo Publicitário