25.4 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Um retrato da obra de Walter Firmo no museu da Vale

Leia Também

Dia Mundial Sem Tabaco alerta aos riscos para fumantes em tempos de covid-19

No Brasil, estima-se que 438 pessoas morrem por dia devido ao consumo do produto. O país, entretanto, possui cerca de 20 milhões fumantes segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Câncer de bexiga: tabagismo é principal fator de risco

A estimativa foi de 9.480 novos casos, sendo 6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Este número é considerado alarmante pelo Inca.

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

A temática ‘negritude’ passeia pela vida e obra de Walter Firmo

Nesta quarta-feira (21), o Museu Vale abre a exposição O Brasil que merece o Brasil, com trabalhos do fotógrafo Walter Firmo. Firmo é um dos maiores fotógrafos do Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente. A exposição terá abertura às 16h.

Nas 168 fotografias selecionadas estão grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joaozinho Trinta, Clementina de Jesus, Arthur Bispo do Rosário, assim como anônimos, que o fotógrafo faz parecerem familiares, mostrando um Brasil de tirar o fôlego. Também estão retratadas manifestações culturais de todo o Brasil, onde o protagonismo negro é evidente, destacando seu papel na criação e preservação da cultura.

A obra de Firmo é bastante diversa, partindo do fotojornalismo e passeando pelo surrealismo, pela abstração, pela paisagem e pelo retrato. A exposição O Brasil que Merece o Brasil, traz um dos mais preciosos veios dessa mina de imagens produzida pelo fotógrafo: a negritude.

“Esse trabalho reflete o vislumbre de mostrar o perfil do homem negro enquanto trabalhador, mantendo o encantamento e o respeito à cidadania. É um manifesto mudo. Quando comecei a fotografar, os negros eram invisíveis na fotografia. Quis mostrar esse Brasil brasileiríssimo e a importância desse homem na formação do país”, destaca o fotógrafo.

Walter Firmo é um dos grandes fotojornalistas da atualidade
Festa do Ticumbi, em Conceição da Barra (Foto – Divulgação)

Para a curadora, Paula Porta, a exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a uma de suas figuras brilhantes, um dos maiores fotógrafos do país. “O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. As imagens de Walter Firmo captam muitos significados e carregam tanta beleza, que produzem em nós uma sensação de euforia. A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter Firmo”, aponta a curadora.

Sobre Walter Firmo

A trajetória fotográfica de Walter Firmo começou no fotojornalismo, quando ingressou ainda garoto no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras. Trabalhou como repórter fotográfico em diversos países. Nos anos 90 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. O artista tem uma impressionante carreira de quase 70 anos e continua ativo, produzindo e ensinando.

Exposição “O Brasil que merece o Brasil”, por Walter Firmo
Período: de 21 de agosto a 6 de outubro
Local: Museu Vale, pátio da antiga Estação Pedro Nolasco (Bairro Argolas, Vila Velha – ES)
Terça a sexta-feira: das 8h às 17h
Sábados e domingos: das 10h às 18h
Segunda-feira: fechado para manutenção
Informações: (27) 3333-2484
Entrada: gratuita
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

Vida Capixaba

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.
Continua após publicidade